33Giga

Brasil ganha primeiro hotel com robô que atende hóspedes

O Ramada Encore Berrini é o primeiro hotel brasileiro a ter um robô de serviço para fazer o atendimento dos hóspedes. A hospedaria está prevista para ser inaugurada ainda em novembro, na zona Sul da Capital paulista.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Dotado de inteligência artificial, o autômato foi programado pela startup paulistana XRobô, especializada em ensinar robôs a pensar, falar e continuar aprendendo ao longo da vida. O modelo usado, de acordo com o empreendedor André Araújo, da XRobô, é um Sanbot Elf de 1 metro de altura. Ele tem rosto, silhueta e braços femininos, e está apto a andar com a mesma velocidade de uma pessoa em caminhada lenta. 

Crédito: Divulgação
Robô Rebeca está pronta para atender os hóspedes do hotel Ramada Encore Berrini, em São Paulo

 

Em que posso ajudar?

Nomeada de Rebeca Berrini, a robô atenderá às pessoas como faz normalmente um profissional de concierge. O hóspede só tem de se aproximar e conversar com Rebeca, pedindo as informações que precisa sobre o hotel, seus serviços de hospedagem, horários de funcionamento ou acesso ao Wi-Fi. Além disso, Ela também é antenada no que rola na região e pode dar dicas de passeios ou restaurantes bacanas nas proximidades.

Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, Rebeca tem sensores de toque, presença e movimento que permitem a ela desviar de obstáculos. Além de ser capaz de interpretar voz e fala, a robô realiza outras formas de interlocução, utilizando sua tela para pesquisar como as pessoas se sentem durante a estadia.  

Leia mais: 
Conheça todo o potencial de Pepper, o robôzinho da Microsoft
Empresa desenvolve robô que faz Parkour; veja o vídeo
Robô usa inteligência artificial para encontrar personagem de “Onde está Wally?”

Confira todos os dispositivos testados pelo 33Giga: