33Giga

Covid-19: empresa cria scanner para eliminar moléculas do vírus de embalagens

Para ajudar no combate ao covid-19, a produtora de tecnologia e inovação Bizsys e a agência independente de healthcare The Bloc se uniram e criaram o SafeCode. O compacto instrumento é um scanner que traz a tecnologia de luz UV-C e é capaz de destruir bactérias e vírus, como o agente causador do coronavírus. A máquina pode ser utilizada em embalagens e até mesmo em alimentos.

Leia mais:
Covid-19: agora, Alexa sugere se você deve ir ao médico
Como câmeras termográficas estão ajudando no combate à covid-19

Por causa do isolamento social, as pessoas têm optado por utilizar diversos serviços de delivery. No entanto, mesmo com a redução do contato, elas ainda podem ser infectadas. Uma pesquisa do New England Journal of Medicine mostrou que o vírus sobrevive por até três dias em algumas superfícies e por cerca de 24h em caixas de papelão, representando um risco tanto para quem recebe, quanto para quem as manipula e realiza entregas.

O SafeCode é uma invenção que combina a tecnologia UV-C com detecção 1D e 2D de códigos de barras, com o objetivo de ajudar a diminuir a transmissão do coronavírus via o manuseio de embalagens e alimentos. De acordo com a Science Magazine, a luz UV-C é efetiva e ajuda na eliminação do vírus, agindo para dilacerar as moléculas desses microrganismos. Confira um vídeo do funcionamento do scanner.

Veja também todos os dispositivos eletrônicos já testados pelo 33Giga.