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Na semana da Black Friday, o Zoom, site e aplicativo comparador de preços, fornece dicas para os consumidores que pretendem aproveitar a data para comprar produtos com descontos expressivos. O evento no Brasil já está bem maduro, tanto que, no ano passado, foram identificados 207 mil produtos em promoção. As categorias que lideraram as buscas foram smartphones, TVs e notebooks.
Segundo Thiago Rocha, especialista de produtos do Zoom, o consumidor deve decidir antes os produtos que pretende comprar e acompanhar com antecedência se os itens estão com um desconto real. “Como não são todos os artigos que entram em promoção e sim aqueles que o varejo pretende liquidar os estoques, é importante ficar de olho antes do evento”, explica.
De acordo com uma pesquisa do Zoom, 56% das pessoas pretendem comprar smartphones no evento. Na hora de comprar esses produtos, entretanto, é necessário um cuidado especial. “É importante ficar atento em algumas especificações do celular. No caso dos modelos Android o aparelho deve ter, no mínimo, 32GB de armazenamento interno, além de 2GB de RAM. Algumas boas opções custo-benefício no segmento intermediário são o Galaxy J7 Prime e o Moto G5S Plus”, comenta Rocha. “Agora, para quem busca uma oferta de iPhone, é bom ficar de olho no iPhone SE, que apresenta o mesmo conjunto de processamento do iPhone 6S e anda com um super preço nos últimos tempos”, completa.
Para auxiliar os consumidores a fazerem suas compras com tranquilidade e sem acabar com todas as economias, o Zoom fez uma lista com 10 dicas que vão te ajudar a economizar ainda mais nessa Black Friday. Confira!
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1. Confira se o desconto apresentado é realmente relevante. Para isso, o ideal é decidir antes os produtos que deseja e checar o seu histórico de preço.
2. Escolha a melhor forma de pagamento. Alguns produtos apresentam valores diferentes se forem pagos à vista ou parcelados. A condição de pagamento também pode ser diferente de acordo com o meio escolhido. No boleto bancário, por exemplo, o parcelamento é menor ou não é permitido.
3. Pesquise sobre o produto escolhido para não agir por impulso e comprar apenas pelo desconto. Se precisar de ajuda, os especialistas do Zoom vão estar disponíveis para tirar todas as dúvidas sobre cada produto.
4. Use os filtros de busca para encontrar os eletrônicos que melhor atendam às suas necessidades. No Zoom, essa categoria possui filtros por necessidades, para o usuário achar os produtos que apresentam as características mais recomendadas para o que ele precisa.
5. Fique atento ao prazo de entrega caso pretenda antecipar as suas compras de Natal. Os presentes precisam chegar até o dia 24 de dezembro para você presentear amigos e família.
6. Preste atenção na taxa de entrega, que geralmente não está inclusa na oferta. Dependendo do valor, pode ser que o desconto não compense. Como esse é um fator que muda de acordo com a região em que será feita a entrega, é preciso checar sempre essa informação.
7. Certifique-se de que está comprando em uma loja confiável. Quando fornecer seus dados pessoais, fique atento ao desenho de um cadeado que aparece no canto esquerdo do local onde você digita o nome do site, e verifique se o endereço começa com https://. Também vale evitar compras em computadores de terceiros ou de acesso público. Não acredite em ofertas que sejam extremamente discrepantes do preço médio praticado pelo mercado e verifique o nome da loja em sites de reclamações ou até mesmo em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon.
8. Conheça os seus direitos. A internet permite que você se arrependa da compra. Você tem o prazo de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto, para devolvê-lo. Isso vale mesmo que você utilize o produto e ele não apresente defeito. Essa devolução garante o ressarcimento imediato do valor atualizado do pedido, incluindo os custos com frete. Mas não se confunda: esse prazo de sete dias não vale para troca de produtos. Caso você queira seu dinheiro de volta, essa é a melhor opção. Mas, não se esqueça de enviar a mercadoria para o e-commerce junto com a nota fiscal da compra.
9. A substituição de produtos defeituosos ou com mau funcionamento é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso você faça compras online e receba o produto com defeito aparente, existem prazos para reclamar com a loja virtual, que variam de acordo com o item. Para eletrodomésticos, eletrônicos e outros produtos duráveis, o prazo é de até 90 dias. Para os não duráveis, como alimentos e flores, o prazo é de 30 dias. A partir disso, fica valendo a garantia do fabricante, que varia conforme a marca. Se depois de 30 dias da reclamação o problema não for resolvido, você poderá, além de trocar o produto por outro igual, solicitar devolução imediata do valor pago, ou ainda, pedir que seja feito o abatimento proporcional do preço, caso decida ficar com o produto defeituoso.
10. Fique atento ao processo de troca de produtos comprados pela internet. Pelo Código de Defesa do Consumidor, os e-commerces não são obrigados a trocar os produtos, caso não haja algum defeito ou propaganda enganosa. Então, a política de troca pode variar de loja para loja. No entanto, muitas delas aceitam a troca, em função de cores ou tamanhos, por exemplo, dentro de um prazo pré-estabelecido (fique atento às letras miúdas quando fechar a compra). Nesse caso, os custos de frete ficam a cargo do consumidor.
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