Nesta semana, o YouTube anunciou grandes mudanças na plataforma para Android, iOS e também no site para desktop. Entre as novidades, estão uma grande repaginada no visual, mudanças no logotipo da empresa, novas opções de reprodução de vídeo e formas de descobrir conteúdos relevantes.
Leia mais:
YouTube: descubra quais são os vídeos mais assistidos de todos os tempos
Spotify, Napster ou YouTube: qual serviço de streaming musical paga melhor os artistas?
Descubra quais são os vídeos mais odiados do YouTube
O aplicativo do YouTube para dispositivos móveis é o que mais sofreu mudanças. Ele recebe cinco novos recursos, entre eles o novo design, mais simples, com cabeçalho branco e guias de navegação na parte inferior da tela, mais próximas dos polegares. Com a atualização, também é possível navegar pelos vídeos sugeridos enquanto assiste a outro vídeo em tela cheia. E mais: o recurso de escolher a velocidade de reprodução do conteúdo também chega ao app.
O YouTube ainda está trabalhando para encontrar novas e melhores maneiras de exibir vídeos. Em breve, a forma do player mudará automaticamente com base no formato de vídeo que o usuário assistir, seja vertical – nesse caso, sem as horrendas faixas pretas nas laterais -, quadrado ou horizontal.
Outro projeto da empresa é trazer o uso de gestos para o YouTube. No início do ano, a plataforma apresentou um gesto que permite tocar duas vezes no lado esquerdo ou direito de um vídeo para avançar ou retroceder 10 segundos. Nos próximos meses, será testado um recurso que permite alternar entre os vídeos por meio do deslizar para a esquerda, para assistir o vídeo anterior, ou para a direita, para assistir ao próximo.
Além do aplicativo, a versão para computadores também ganha mudanças no design. O novo visual aplica o conceito de material design ao YouTube. Entre os destaques está o tema escuro, que escurece o fundo da página durante a reprodução dos vídeos para criar aquele climinha de cinema.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas