O WhatsApp anunciou na última quinta-feira (25) uma nova política de privacidade. Agora, os dados dos usuários serão compartilhados com o Facebook. Essa integração tem o intuito de ajudar a rede social a saber com que frequência as pessoas usam o aplicativo, além de trazer melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes. A notificação está aparecendo aos poucos em dispositivos com sistema operacional Android e iOS.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
De acordo com dados oficiais, embora o comportamento do usuário seja compartilhado com o Facebook e outros serviços da família, como Instagram, as conversas e o telefone não serão divulgados. O WhatsApp também afirma que a mudança da política de privacidade não compromete a criptografia de ponta-a-ponta.
Quem possui conta no mensageiro tem 30 dias para decidir se quer ou não compartilhar os dados com as empresas de Mark Zuckerberg. Porém, quem não quiser dividir seu conteúdo corre o risco de perder a conta. Isso porque, no comunicado, a empresa diz o seguinte: “por favor, aceite os Termos de Política e Privacidade até 25 de setembro de 2016 para continuar a utilizar o WhatsApp”. Após o período determinado, o usuário não poderá voltar atrás em sua decisão.
Se mesmo com o (ameaçador) alerta, você não quiser compartilhar seus dados, confira a seguir duas formas de bloquear a troca de informações entre o WhatsApp e o Facebook: uma na hora em que aparece a notificação e outra após o recado. As capturas foram feitas com um iOS 9.3.4, mas o processo é similar em dispositivos com Android.