Apesar de ter passado por um período de retração até meados de 2015, no primeiro trimestre de 2017, o faturamento das lojas de roupas, acessórios e artigos esportivos apresentou um crescimento médio de 1,8% em relação ao mesmo período de 2016. No trimestre seguinte, o número subiu para 2%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O setor ainda é um dos que apresenta maior salto de vendas durante o final do ano. Ainda de acordo com o ICVA, cerca de 14% das vendas anuais de vestuário são realizadas em dezembro, estimuladas principalmente pelo Natal. Por isso, com a aproximação da data, é fundamental estar preparado para vender bem e muito.
Abaixo, seguem seis dicas importantes para manter as vendas a todo vapor no varejo físico e virtual.
Promoções atraem clientes
Um dos jeitos mais certeiros de atrair atuais e novos clientes é por meio das promoções. Quando bem planejadas e ao oferecer um benefício concreto ao consumidor, elas podem trazer grandes resultados nas vendas de fim de ano.
Especificamente para o mercado de vestuário, uma ideia que costuma dar resultado é colocar a preços mais baixos coleções que vão ser trocadas. Ou, ainda, envolver essas peças em vendas – como brinde ou a um valor muito mais baixo – para quem adquirir modelos mais novos.
O direcionamento das promoções também é um ponto importante para o sucesso da campanha. Visualize qual é o seu objetivo (aumentar as vendas, conquistar novos clientes ou queimar estoque) e trabalhe em cima disso para deixar as ações mais assertivas. Depois disso, é hora de partir para a divulgação nas vitrines, nas redes sociais e via e-mail marketing.
Equipe bem preparada
Esta dica é especificamente para lojas físicas. O seu time de vendedores tem grande influência no resultado final das compras. É preciso evitar os temidos “paredões” na entrada da loja, assim como as rodinhas de conversa. Esses comportamentos tendem a afastar a clientela antes mesmo de pisar na loja.
Dispor os funcionários por toda a loja ainda vai ser importante para facilitar a solução de dúvidas. Essa formação também exige treinamento e conhecimento profundo de todos os produtos e serviços oferecidos: o material com que o vestuário é feito, os tamanhos disponíveis e as características do tecido são exemplos do que deveestar na ponta da língua do vendedor.
Para completar, vale abrir mão das saudações engessadas e apostar na espontaneidade, sem nunca deixar a educação de lado.
De olho no estoque
De nada adianta atrair o consumidor, oferecer uma experiência de atendimento excelente e não ter o produto que ele procura — ou pelo menos uma opção similar que supra as suas necessidades.
É fundamental ter em estoque produtos diversificados e de qualidade que possam atender às exigências do cliente mesmo quando você não tem o item que ele procurava inicialmente. Dessa forma, é possível transformar uma situação desagradável em uma venda diferente e, quem sabe, ainda mais completa que vai turbinar o saldo de vendas no fim de ano.
Muitas vezes, por exemplo, o cliente busca uma calça preta, mas pode sair satisfeito com outra, de cor diferente – desde que do mesmo preço e de material similar.
Chame a atenção
As lojas físicas têm o trunfo de poder decorar as suas vitrines e fachadas com enfeites natalinos para chamar a atenção dos clientes. Mas o varejista virtual também pode despertar o espírito de Natal no consumidor por meio de mudanças no layout, criação de banners especiais e várias outras personalizações.
Para atrair a clientela online, prepare campanhas com um visual bonito para todas as redes sociais da loja. Caprichar nas mensagens de e-mail marketing e na newsletter de fim de ano também é importante para que o cliente saiba de todas as promoções e vantagens que ele terá em comprar no seu e-commerce.
Em lojas físicas, deixar vitrines com preços (e descontos) à vista e colocar os principais vestuários em destaque são importantes para atrair a clientela. Tudo deve ficar organizado, para que seja de fácil identificação por parte do cliente e para que, em poucos segundosde observação, ele consiga assimilar as principais informações que você deseja passar.
Não deixe o seu site e o seu sistema caírem
Esta dica é exclusiva para e-commerce e se aplica tanto a quem vende roupas como àsdemais lojas virtuais de outros produtos muito procurados no final do ano.É de extrema importância verificar se a sua loja virtual está preparada para receber o grande volume de acessos das compras de final de ano. Nesse caso, vale apostar no teste de carregamento web, técnica que verifica a quantidade de tráfego que o seu site consegue suportar.
Também é preciso ter à disposição uma infraestrutura que o auxilie nos momentos de pico de acesso. Isso vai ajudar a diminuir possíveis lentidões ou quedas do servidor que podem atrapalhar a experiência de compra do cliente. A maneira mais fácil de prevenir esse tipo de situação é contratar uma CDN (ou Rede de Distribuição de Conteúdo, em português). A sua função é absorver a carga bruta dos acessos e permitir que os servidores do seu site trabalhem com maior eficiência.
Estoque e entrega
Para garantir uma boa experiência do começo ao fim, dois pontos merecem atenção redobrada: o estoque e a entrega. Afinal, principalmente se for para presentear, vai ser decepcionante para o consumidor não receber o produto no prazo prometido, caso ele compre via internet.
É importante esclarecer todas as condições envolvidas no prazo e trabalhar para que ele seja cumprido. Dessa forma, vale entrar em contato com a sua transportadora para combinar e ter garantia do tempo de entrega.
Para o estoque, tanto de lojas físicas como de e-commerce, a dica é a mesma. Com alguma antecedência, é importante avaliar quais são os principais produtos da sua loja, entrar em contato com os fornecedores e garantir que esses itens não faltarão no fim de ano. Vale até pedir um pouco a mais e manter uma reserva de segurança.
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Para saber mais sobre varejo, pagamentos e e-commerce e obter outras dicas práticas para turbinar o seu negócio, acesse o blog da Cielo.