Tags

Dicas

Verão e viagens: como não cair nas armadilhas das compras online?

Créditos: Photo by Nils Grimm on Unsplash
27 janeiro, 2020
Da Redação, com assessoria

Verão, férias de janeiro e a atmosfera festiva provocada pelo Carnaval inspiram o brasileiro a relaxar, viajar e curtir a temperatura quente. Junto com o clima de descontração, porém, surgem as promoções fraudulentas, que oferecem preços muito atrativos mesmo na alta temporada, em sites falsos similares às páginas de empresas conhecidas.

Leia mais:
Segurança expressa: dicas simples e rápidas para aumentar sua proteção no mundo digital
Hacker: entenda como os criminosos virtuais atuam e como se proteger de ataques
Três tipos comuns de phishing e como se proteger facilmente

Conhecido como phishing, esse ataque visa obter números de cartão de crédito, dentre outras informações pessoais e financeiras. De acordo com Oscar Zuccarelli, gerente de segurança da informação Certisign, empresa especializada em segurança digital, e-mails e mensagens instantâneas são os meios mais utilizados para levar as pessoas até os sites falsos.

“É tentador pensar que uma viagem para aproveitar a alta temporada no Nordeste, por exemplo, possa sair por um preço irrisório, mas é sempre bom desconfiar de ofertas que fujam demais do que é praticado pelo mercado. Por isso, é importante não clicar em links que sejam de origem duvidosa”, alerta.

Para não cair em armadilhas, o especialista destaca alguns cuidados básicos, como manter o antivírus atualizado, verificar a ortografia da URL e conteúdo do site, fazer a comparação de preços, garantindo que o valor visto não é muito diferente dos demais prestadores de serviços, e o mais importante: verificar se o site é seguro.

“Somente os sites protegidos pelo Certificado SSL garantem um ambiente seguro para compras e exibem alguns sinais ao internauta: letra S no HTTP, portanto, HTTPS, cadeado na barra do navegador, e Selo de Segurança, como o Site Seguro”, explica.

No entanto, Zuccarelli destaca que o internauta deve, além de conferir esses sinais, clicar no cadeado e no Selo de Segurança, que geralmente fica fixado no rodapé da página do site. “Assim, você pode conferir se o Certificado Digital SSL foi emitido para a página em questão, observando a autenticidade do ambiente online.”

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, conheça alguns hackers famosos por suas façanhas:

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.