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Venda de smartphones deve aumentar em 2017; procura por wearables continua fraca

Após apresentar baixos índices de crescimento nos últimos três anos, novo estudo global da Accenture aponta que as vendas de smartphones devem retomar taxas mais significativas em 2017, motivadas por melhor segurança, novas funções, desempenho aprimorado e programas de atualização de dispositivos.

A pesquisa realizada no fim de 2016, com 26 mil consumidores em 26 países, revela que a demanda do consumidor por tipos específicos de dispositivos conectados, como smartwatches e monitores fitness, permanecerá lenta este ano devido aos preços elevados e às preocupações persistentes sobre a segurança e a privacidade dos seus dados pessoais. O estudo também mostra que os consumidores estão cada vez mais adotando recursos de inteligência artificial, como assistentes de voz.

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Ressurgimento do mercado de smartphones
Mais da metade (54%) dos entrevistados disseram que pretendem comprar um smartphone este ano, contra 48% da pesquisa anterior. Os chineses são os principais responsáveis por esta retomada: 74% tem intenção de adquirir um aparelho em 2017, comparados a 61% em 2016. O número de entrevistados na Índia e nos Estados Unidos também aumentou. De 68% para 79% na Índia e de 38% para 52% nos EUA.

Entre todos os consumidores, o principal direcionador da intenção de compra é a capacidade de acessar os mais modernos e inovadores recursos e funções, citada por 51% dos entrevistados na pesquisa. Outra razão pela qual os clientes estão optando por adquirir novos smartphones é o desempenho insuficiente dos dispositivos que possuem, motivo citado por 45% dos entrevistados.

Forte interesse nos dispositivos e serviços potencializados pela inteligência artificial
Assistentes de voz em smartphones estão se tornando cada vez mais populares, de forma que a tecnologia de inteligência artificial para esses serviços melhorou dramaticamente. Os consumidores mais jovens estão liderando a adoção, com 84% dos jovens entre 14 e 17 anos dizendo que já utilizam esta tecnologia hoje ou estão interessados em fazê-lo.

Os consumidores estão também dispostos a abraçar um vasto leque de potenciais serviços personalizados potencializados pela I.A., com 60% dizendo que estão interessados em assistentes pessoais à saúde, assistentes de viagem inteligentes (59%) e conselheiros de entretenimento (51%).

Demanda por dispositivos conectados estanca
Embora a intenção de compra de smartphones esteja em uma trajetória de crescimento, o mesmo não parece verdadeiro para outros dispositivos conectados. Apenas 14% planejam comprar um wearable fitness e um smartwatch em 2017, percentual praticamente inalterado desde o ano passado, quando estava em 13%.