33Giga

Veja como usar a Cortana em português no seu computador

Aos poucos, a Microsoft está atualizando o sistema operacional Windows 10 para os brasileiros receberem a Cortana, sua assistente pessoal. Assim como a Siri do iOS e o Google Now do Android, a ferramenta responde perguntas feitas pelo usuário, abre programas presentes no computador, faz pesquisas na web e muito mais.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Embora seja fácil de habilitar, nem todos os recursos estão funcionando adequadamente. Durante os testes do 33Giga, a Cortana respondeu questões sobre o tempo e deu “bom dia” para o usuário. Porém, outras funções habilitadas pelo Windows não surtiram efeito. Informações sobre músicas reproduzidas e pedidos para abrir programas foram respondidos com um direcionamento para o Bing no Microsoft Edge.

Caso, mesmo assim, queira bater um papo com a assistente pessoal que, aliás, capta muito bem o que o usuário diz, acompanhe o tutorial abaixo e veja como:

1. Primeiro, você deve configurar a Cortana. Para isso, vá até a barra de tarefas e clique no círculo que aparece ao lado do botão Iniciar. Depois, selecione as notas musicais, localizadas no canto direito.
2. Dê um toque em “Com certeza” e permita que a Cortana tenha acesso a seu microfone, histórico da internet e do e-mail, localização, e mais. Assim, ela aprenderá seus gostos e trará respostas mais precisas.
3. Agora, para perguntar alguma coisa para a Cortana, escreva no campo “Pergunte-me alguma coisa” ou clique no microfone e converse com sua assistente pessoal.
4. Perguntas básicas, como “Preciso levar um casaco hoje?” são respondidas na própria ferramenta após alguns segundos de pesquisa. Já questões que a Cortana não consegue responder sozinha são direcionadas para o Bing no Microsoft Edge.
5. Para conferir dicas e truques de como você pode aproveitar ainda mais a Cortana, clique no círculo da barra de tarefas e depois selecione o botão com uma interrogação desenhada. Vale ressaltar que, ainda, nem todos os recursos funcionam corretamente.