33Giga

Veja como se proteger de links falsos na web

Veja como se proteger de links falsos na web

Veja como se proteger de links falsos na web

Cuidado onde você clica e com o que você compartilha. Com a pandemia da covid-19, aumentaram as tentativas de golpes na internet. O motivo: as pessoas estão mais vulneráveis e avidas por informações sobre a doença e tudo o que está atrelado a ela, como doações, descontos em compras on-line.

Leia mais: 
10 jogos com enigmas para quebrar a cabeça
Os 50 melhores jogos gratuitos para celular

“Clicar em links desconhecidos pode permitir a instalação de arquivos maliciosos em seu dispositivo. O mesmo cuidado se deve ter ao compartilhar notícias ou correntes”, diz Márcio D’Avila, especialista em segurança digital e consultor técnico da Certisign. “Não é raro cibercriminosos criarem sites falsos para doações ou notícias, que estimulem, não somente o clique, como a inserção de dados.”

Uma das maneiras de se proteger dos sites maliciosos é sempre ter instalado um antivírus, seja em seu smartphone, tablet, notebook ou computador. Além disso, manter atualizado o sistema operacional (seja ele Androide, iOS ou Windows) é uma garantia extra de segurança.

Como saber se um site é confiável?
Os sites autênticos são protegidos pelo Certificado Digital SSL, protocolo de segurança que identifica o ambiente web onde você está e garante uma transmissão de dados segura. Geralmente, eles são indicados pelo símbolo de cadeado ao lado do endereço do endereço eletrônico – como mostra a imagem abaixo.

11
Em vermelho, o que mostra a garantia de segurança da página

Além dessa regra básica de segurança, há mais um truque que pode ajudar a não cair em golpes. Recebeu um e-mail ou mensagem com uma corrente ou notícia? Verifique a ortografia.

Remetentes fraudulentos e links falsos costumam ter pequenos erros de digitação para que não seja perceptível ao usuário. Afinal, eles não podem ter um endereço de e-mail ou URL do site igual ao da loja e site original.

Por fim, há mais uma informação importante sobre o cadeado. Parece que está tudo ok e você está no site? Antes de iniciar a navegação ou inserir os seus dados, verifique realmente a presença do Certificado SSL.

“Os sinais de um site seguro são: cadeado fechado no navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, geralmente presente no rodapé da página ou na parte de pagamento”, diz D´Avilla. “Mas é importante clicar no cadeado ou no selo para conferir se, de fato, você está na página para a qual o SSL foi emitido”, finaliza.