Após o escândalo envolvendo Donald Trump e o uso dos dados de 50 milhões de usuários do Facebook, as discussões sobre fake news, robôs e números inflados nas redes sociais ganharam força. Tanto é que não só a empresa de Mark Zuckerberg, mas outras mídias têm anunciado medidas para combater o problema.
O caso mais recente é do Twitter. A rede do passarinho azul anunciou que perfis bloqueados por comportamento suspeito e contas inativas, que possam ter perdido o controle para algum agente malicioso, deixarão de aparecer na contagem de seguidores. A limpeza fará com que vários perfis sofram baixas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
A iniciativa do Twitter tem como foco os usuários que aderem a serviços, geralmente pagos, para inflar seu número de seguidores com contas falsas ou automatizadas. É que, na teoria, quanto mais fãs, mais influência e credibilidade se tem dentro da rede social.
Com a limpeza, os perfis que usam esse tipo de recurso verão o número de seguidores cair drasticamente. Entretanto, segundo o Twitter, a maioria dos internautas notará uma perda de apenas quatro seguidores ou até menos.
Já que a iniciativa foi colocada em prática desde a última quinta-feira (12), o site gringo Mashable fez uma análise das celebridades que perderam mais seguidores do Twitter desde então. No álbum, você vê a porcentagem e a quantidade de fãs dos 15 perfis mais prejudicados com a ação.