Tags
Os smartphones estão cada vez mais integrados à vida das pessoas. No trabalho, em casa, nos estudos, os dispositivos têm função de agenda, despertador, relógio. Mas o que mais faz com que as pessoas vivam com os celulares nas mãos é o uso das redes sociais. Não é raro aquela “olhadinha básica” se estender por horas e acabar atrapalhando a produtividade do dia de forma geral. Se você sente que está passando tempo demais conectado e quer diminuir o consumo das redes no mobile, o 33Giga separou cinco dicas que podem te ajudar a dar o pontapé inicial nessa jornada.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
O primeiro e mais simples passo para começar a desapegar do smartphone é desabilitar qualquer tipo de notificação que não tenha extrema importância. Desligue os avisos do Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e não esqueça dos grupos do WhatsApp. Desative também aquele sinal vermelho que indica que há novas mensagens e e-mails. Deixe ativas apenas as menções diretas e privadas, que vão garantir que você fique a par das informações importantes do trabalho e da vida pessoal, mas que não te levem a perder horas e horas rolando a tela do celular.
Se é difícil deixar o aparelho de lado mesmo sem a atração das notificações, vale apostar nos apps especialmente desenvolvidos para te auxiliar nessa tarefa. O Forest (para Android e iOS), por exemplo, usa gamificação para te motivar a não fazer uso de nenhuma função do smartphone por um tempo pré-determinado. Na dinâmica, esse período vai ser usado para plantar e germinar uma árvore virtual. Assim, o usuário vai construindo uma floresta virtual e ver se está se saindo bem de acordo com a quantidade de árvores plantadas.
Usar o celular como despertador te torna ainda mais refém dessa tecnologia. Isso porque, provavelmente, ele vai ser a última coisa que você vai ver antes de dormir e a primeira ao acordar. Por isso, uma boa maneira de desapegar do costume de checar as redes sociais o tempo todo é comprar um despertador ou optar por outros métodos tradicionais — como pedir para alguém que mora com você te acordar. Dessa forma, você vai despertar sem interferência do smartphone e começar seu dia com foco nas atividades com importância real. E não no que aconteceu no seu Facebook enquanto você estava dormindo.
Este método vai exigir um pouco mais de força de vontade, pois é necessário que você tenha muita disciplina. A dica aqui é criar janelas na rotina pessoal e de trabalho para o uso de smartphones, tablets e outros dispositivos tecnológicos. Você pode definir para si mesmo a possibilidade de checar as redes sociais durante duas horas por dia, seja de uma vez só ou dividido em períodos, por exemplo. Ou que só pode vê-las nos momentos de folga, como no transporte público ou no tempo que sobrou no almoço. Esses são métodos eficazes para começar a se livrar do costume de tirar o celular do bolso sempre que aparecer um tempinho livre entre uma tarefa e outra
Se nada disso funcionar, você tem a opção de desinstalar os aplicativos de rede social do seu aparelho. Pode parecer uma medida extrema, mas se você realmente quer diminuir o tempo que passa nesses sites e não consegue manter uma disciplina de uso, essa é uma solução a se avaliar. Se for necessário, você ainda vai conseguir se conectar às redes pelo navegador do dispositivo. Então, não há motivo para desespero. A dica, nesse caso, ainda é não deixar o login gravado, dessa forma será preciso colocar seu e-mail e senha toda vez que quiser se logar, o que pode afastar a vontade de se conectar o tempo todo.
Leia mais:
De acordo com pesquisa, 69% da população mundial não consegue imaginar sua vida sem internet
Conheça os riscos de passar muito tempo de olho nas redes sociais
—
Tem mania de pesquisar tudo no Google? Então, confira as 25 buscas mais curiosas feitas na plataforma: