Manter e alimentar uma base de dados é primordial para ter uma gestão de trade marketing baseada em dados, pois somente com métricas, indicadores e monitoramento constante é possível conduzir estratégias que resultem no aumento das vendas.
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Entretanto, apesar de muitos avanços tecnológicos no mercado, algumas empresas ainda não contam com um sistema de trade marketing para a otimização de suas ações. Com isso, amargam grandes prejuízos, pois essa ferramenta é capaz de reduzir custos, facilitar o gerenciamento da equipe de campo e colaborar no alinhamento das informações em todos os estágios dos processos do setor.
Neste artigo, vamos abordar como um sistema colabora para a tomada de decisão dos gestores de trade marketing. Acompanhe!
Planejamento
Com um software de trade marketing é possível criar quantas tarefas ou questionários forem necessários, assegurando que todos os dados importantes sejam obtidos em campo. Alguns exemplos de formulários que podem ser criados são pesquisa de preço, controle de estoque, monitoramento das ações da concorrência, entre outros.
Organização dos dados
Com o auxílio de uma ferramenta de trade marketing fica mais fácil criar formulários de visitação, essenciais na alimentação das métricas do setor. Essas informações podem ser avaliadas até mesmo em tempo real e ajudam a construir uma gestão baseada em dados concretos, que é muito mais estratégica. Além disso, ainda é possível identificar falhas nos processos e corrigi-las a tempo de salvar todo o planejamento.
Informações concentradas em uma única ferramenta
Prazos curtos e uma rotina muito corrida podem se tornar empecilhos que inviabilizam o alinhamento dos processos com toda a equipe. Mas, com o apoio de um programa de trade marketing, todos os dados necessários para a execução das atividades ficam registrados em uma só plataforma, o que facilita a organização das ideias e auxilia gestores na visualização das melhores ações para cada situação apresentada.
Sistema de trade marketing
Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, todo o controle e gestão dos indicadores de trade marketing podem ser feitos em tempo real.A plataforma de trade marketing viabiliza, por exemplo, apurar dados diretamente do ponto de venda no momento em que a atividade é realizada, e gerar relatórios personalizados de acordo com a necessidade da gestão.
Esses dados são coletados pelas equipes de promotores em campo com o uso de um app de trade marketing instalado em smartphones ou tablets.Com esse recurso, os promotores podem fazer verificações periódicas e enviar os dados de forma automática para análise por parte do backoffice.
Logo, é possível fazer o gerenciamento das situações em tempo real de todos os PDVs visitados. Com isso, torna-se mais fácil indicar a reposição de estoque ou tomar outras providências, assim, evitando perdas e prejuízos nas vendas.
Além dos indicadores que facilitam a tomadas de decisão, o programa também colabora no gerenciamento das equipes de promotores em campo, com uma roteirização eficiente – fator que agiliza o trabalho desses profissionais, reduzindo também períodos de ociosidade e focando em áreas e categorias que realmente exigem mais atenção em determinados momentos da operação. Como podemos perceber, um sistema de trade marketing é fundamental em uma gestão baseada em dados.
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