É fato que a possibilidade de trabalho remoto e híbrido se tornaram realidade para muitas empresas que, antes do isolamento social, sequer consideravam outro modelo de trabalho senão o presencial. Em muitos casos, a adaptação fluiu tão bem que muitos colaboradores desconsideram voltar para outra rotina.
Segundo dados levantados pela Microsoft, 58% dos brasileiros preferiam mudar para o trabalho híbrido ou totalmente remoto no início de 2022.
Neste cenário de consolidação do trabalho virtual, companhias se viram desafiadas a criar novas formas de manter os times engajados e reforçar a cultura organizacional para que, mesmo à distância, as equipes se sintam motivadas e envolvidas com organização.
De acordo com um levantamento feito este ano sobre ambiente de trabalho pela Gallup, empresa de análise de dados e consultoria, apenas 21% dos respondentes se sentem engajados em seus trabalhos.
Para ajudar os profissionais das áreas de Recursos Humanos a inovar e transformar os ambientes de trabalho, especialistas de diferentes empresas compartilham algumas práticas para engajar e manter a motivação entre as equipes em trabalho híbrido. Confira a seguir.
Destinos surpresa para reunir a equipe
A token.com, aplicativo que atua no mercado de criptoativos, está presente em mais de 30 países com a Monolith, sua empresa detentora. Ambas formam um grupo britânico com colaboradores espalhados em nove países.
“Na token.com, queremos garantir que todos tenham acesso aos recursos que transformem o tempo de trabalho no melhor possível. Nossos benefícios foram pensados para fornecer o suporte necessário para que todos estejam felizes e motivados em suas atividades”, afirma Corinna Duszynski, Head de People da token.com e da Monolith.
Dentre os principais benefícios de trabalho híbrido e ações realizadas pela empresa, a executiva destaca o day off a cada primeira segunda-feira do mês e acesso a uma plataforma global de atividades físicas e bem-estar.
Mas o diferencial são os famosos “retiros”: encontros trimestrais em que os colaboradores viajam para um local surpresa – o último foi realizado em Lisboa e o próximo será em Turim, na Itália, em outubro -, com o objetivo de se conhecerem pessoalmente, se divertirem e trabalharem em conjunto.
“Os retiros são muito especiais, pois esses momentos de descontração geram entrosamento e afinidade entre os participantes. O intuito é proporcionar um tempo de qualidade a todos que trabalham conosco”, conclui Duszynski.
Dia temático com direito a prêmios
Na FinanZero, fintech do mercado de crédito, o bem-estar e o acolhimento são considerados essenciais para que os colaboradores estejam satisfeitos no ambiente de trabalho híbrido.
Dentre as principais ações desenvolvidas, estão rodas de conversas com temas humanizados, encontros com café da manhã, happy hours para celebrar as conquistas semestrais e o grande destaque do semestre foi para o “geek day”, um momento de diversão e descontração, onde os colaboradores foram convidados a se fantasiar com seus personagens favoritos do universo nerd e a melhor produção recebeu um prêmio surpresa, com direito a um valor no vale refeição do ganhador.
“Na FinanZero, assim como os clientes, nossos colaboradores são peças-chave para nosso funcionamento diário. Por isso, queremos que o ambiente de trabalho e a convivência entre todos seja o mais prazeroso e produtivo possível, com boa infraestrutura, regras de trabalho, além de momentos divertidos e de confraternização. Isso é essencial”, afirma Olle Widén, CEO da fintech.
Pesquisas mensais sobre clima organizacional
Na Sinqia, líder em softwares e inovação para o setor financeiro no Brasil, a importância em compreender as necessidades e ter feedbacks dos colaboradores em trabalho híbrido é fundamental. Por essa razão, utilizam mensalmente formulários de clima organizacional.
“Por meio do feedback do time no pós-pandemia, temos atuado em ações de engajamento que geram pertencimento”, aponta Caio Abreu, CRHO da companhia.
Segundo Abreu, ainda houve algumas reestruturações no time do RH, com a criação de outras três áreas para que pudesse afetar diretamente a experiência do colaborador. Também inauguraram sua universidade corporativa, o Sinqia UP, a fim de fomentar ainda mais o desenvolvimento das pessoas.
A companhia ainda realizou outras ações que fazem mais sentido para o momento. “Reforçamos ações de qualidade de vida e criamos um programa de desenvolvimento vinculado à responsabilidade social, o que gera orgulho em nossos colaboradores”, aponta o CRHO.
Escritório virtual e mapeamento semanal de clima
A edtech Gama Academy tem uma preocupação constante com o bem-estar da equipe. Para manter o time engajado e, sobretudo, motivado, a companhia desenvolve uma série de iniciativas.
Com a equipe em home office, a empresa usa o escritório virtual da Gather, visando manter o time unido e mais próximo. Por meio do recurso, as equipes promovem encontros mais descontraídos e criam maior entrosamento entre todos.
Outra prática adotada pela Gama é a ferramenta Pulses, que é utilizada para mapear a motivação do time semanalmente. A partir dos resultados levantados, a equipe de Pessoas e Cultura elabora ações visando elevar a motivação dos times e mantê-los engajados.
“Na Gama, nós acreditamos fortemente que um time engajado e bem motivado é essencial para a promoção de um ambiente saudável, empático e acolhedor. Por isso, estamos sempre promovendo ações visando a motivação e o bem-estar de nossas equipes. O cuidado com os colaboradores é um pilar de sustentação inegociável e muito importante para nós”, afirma Guilherme Junqueira, CEO da edtech.
Integração e bem-estar aos colaboradores
O TC, plataforma que conecta a comunidade brasileira de investidores, realiza algumas iniciativas para manter o escritório mais atrativo, entre elas o ter o escritório pet friendly. A prática começou a partir do próprio CEO, Pedro Albuquerque Filho, que passou a levar o seu cachorro para o trabalho e incentivar que os funcionários realizem as suas tarefas na companhia de seus pets.
Com foco também na saúde física de seus colaboradores, oferece Gympass como benefício, disponibiliza uma academia totalmente gratuita dentro do escritório, além de um Personal Trainer exclusivo do TC para treinar no fim do dia.
A empresa também disponibiliza um espaço exclusivo para descompressão. Às quintas-feiras, ainda conta com a presença de um profissional parceiro de Quick Massage, com massagens de 15 a 30 minutos. Além disso, oferece uma copa compartilhada com uma cozinha completa, com pães, frios, bolos, frutas, docinhos e uma geladeira recheada de bebidas, além de diversas máquinas de cafés espalhadas pelo escritório.
Benefícios flexíveis para usar como quiser
A Adyen, plataforma global de tecnologia financeira, prezando pela liberdade e comodidade de seus colaboradores, oferece benefícios que vão além dos tradicionais (seguro de vida, plano de saúde e dental, vale-refeição, entre outros). O auxílio para mobilidade durante o trabalho híbrido não se limita apenas ao vale-transporte, podendo ser usado a escolha de cada um.
Um exemplo é o Adyen+, benefício flexível em que o colaborador tem um saldo mensal para utilizar da forma que for melhor e mais conveniente, podendo ser usado em lazer, cultura, entretenimento, estudos, hobbies ou qualquer atividade.
Para garantir a percepção de valor flexível, o benefício é oferecido via Cartão Caju e não como parte do rendimento mensal. Além disso, a empresa dispõe de um espaço de trabalho funcional e harmonioso, com ambientes acolhedores, espaços de descompressão e interação, como sala de jogos, descanso e cafeteria.
Day off para aniversário dos filhos
O dia do aniversário costuma ser uma data muito especial, e o day off nesse dia já é uma prática bem estabelecida nas empresas. A fintech Rispar aproveitou para oferecer o benefício também no aniversário dos filhos dos colaboradores, por ser uma data em que muitos querem comemorar ao lado dos familiares, seja viajando, ou com uma festa, por exemplo.
No caso de ser em um feriado ou fim de semana, o colaborador pode escolher um dia útil para usufruir da folga.
“Além dessa prática, oferecemos através de convênio e parcerias descontos e acessos a locais de lazer como cinema, teatros e clubes. Nosso programa de bem-estar está conectado aos benefícios que já oferecemos, e a ideia de promover a saúde da equipe engloba várias dimensões, indo além do ambiente de trabalho”, explica Antonio Raniel, Gerente de RH e Ops da Rispar.
Investimento em interações presenciais e virtuais
Após aderir o modelo de trabalho 100% remoto, a Octadesk, principal plataforma de chat-commerce e líder de atendimento do Brasil, mesclou em sua estratégia encontros presenciais com atividades online.
Para os eventos presenciais, a startup investiu em ações que duram cinco dias seguidos, como foi o caso da ‘Leaders Week’, uma imersão na sede da empresa com os líderes e o time de People focado na integração e treinamento para as áreas. Neste mesmo modelo, a ‘Marketing Week’ acontece geralmente a cada seis meses para integrar a equipe de comunicação e realizar o planejamento da área.
No mundo online, a empresa promove encontros mensais em que os colaboradores realizam palestras sobre o tema de escolha.
“Já falamos sobre esportes, vida saudável e veganismo. São diversos assuntos para que todos possam se conhecer e se integrar diretamente das suas casas”, comenta Camila Carvalho, Head de People da empresa.
Outra iniciativa virtual criada neste período foi o programa COOL – Conhecendo o Ocstar ao Lado -, onde os colaboradores se inscrevem e são sorteados para conversarem entre si. “Diferente do que acontece no trabalho presencial, os encontros espontâneos no corredor ou aquele bate-papo durante o café precisa ser programado. Por isso, incentivamos essas trocas para que as pessoas se conectem e tenham uma conversa descontraída”, explica Camila.
A última novidade é a ‘Copa de Games’, um campeonato remoto que envolve práticas de jogos variados com toda a equipe, como League of Legends, Among Us, Xadrez e Gartic.
Área de lazer e ações semanais no escritório
A Creditú, fintech chilena de empréstimos imobiliários, possui um espaço de descompressão com mesa de ping pong, mesa de sinuca, uma sala com TV e videogame e bar para uso coletivo dos colaboradores.
Outra iniciativa da empresa é o Pet Day, ação onde todos podem levar seus filhos de quatro patas para trabalharem no escritório.
“Com certa frequência fazemos Happy Hours no escritório, pedindo pizza, comprando lanches e cerveja. Tudo é pensado em prol de trazer mais leveza aos colaboradores no dia a dia de trabalho”, explica Armando Botelho, diretor comercial da Creditú.