O ensino a distância (EaD) ganha cada vez mais a aceitação dos brasileiros. Segundo os próprios alunos, os motivos que levam a escolher tal modalidade são flexibilidade da carga horária (44%), mensalidades mais acessíveis (27%) e localização do polo de apoio presencial (11%). Os dados são do Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil, estudo que mensura os principais indicadores do setor.
Apesar das facilidades, antes de optar por fazer um curso a distância, o interessado precisa saber se tem o perfil adequado para esta modalidade, que possui exigências específicas. Pensando em auxiliar os candidatos nesta decisão, o Quero Bolsa – plataforma para inclusão de estudantes no ensino superior – disponibilizou um teste para verificar a compatibilidade de cada internauta.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Como funciona o teste de perfil
Chamado de Teste de Perfil EaD, para realizar a avaliação, o usuário precisa inserir seu nome e um e-mail.
Na prática, a avaliação apresenta blocos com quatro qualidades. O usuário deve assinalar uma que mais tem relação com seu perfil e outra que tem menos. Ao todo, são quatro rodadas com quatro blocos. Cada item marcado é mapeado pela plataforma. Assim, o sistema consegue identificar se as características assinaladas estão entre os pré-requisitos para cursar a modalidade.
No final, o Teste de Perfil EaD apresenta a compatibilidade do usuário. Ele aponta qual é seu perfil e os pontos positivos e negativos para cursar a modalidade a distância. Também é exibida a porcentagem de compatibilidade.
Vale ressaltar que a avaliação leva cerca de cinco minutos. É indicado responder o questionários em um local tranquilo e sem distrações. O teste é baseado no estudo e teoria do psicólogo norte-americano William Moulton Marston.