Tags

Apps & Software

Testamos: Avast Cleanup resolve problemas nos computadores de modo rápido e certeiro

A marca Avast é normalmente associada ao antivírus produzido pela empresa, que tem certa popularidade no Brasil por conta de sua versão gratuita – aquela da frase “as definições de vírus foram atualizadas”, causadora de diversos sustos em usuários com fones de ouvido. Acontece que além da linha de antivírus, a Avast tem outros produtos. É o caso do Cleanup, produto de limpeza e correção de erros pago (R$ 99 ao ano) e que foi testado pelo 33Giga durante alguns dias.

Leia mais
Guia de Compras: veja dicas práticas para escolher seu próximo notebook
Aplicativo Truecaller detecta e bloqueia chamadas indesejadas

Avast Cleanup: direto ao ponto

Sem firulas e menus desnecessários, o Avast Cleanup vai direto ao ponto. Assim que o programa é instalado, ele exibe uma interface amigável e com suas funções bem à mostra. As opções são: manutenção (que faz uma varredura no sistema em busca de erros), acelerar (monitora programas em execução e que podem prejudicar o desempenho), liberar espaço (vê se há arquivos na lixeira, instaladores ou programas que podem ser excluídos) e corrigir problemas (que, como o nome sugere, analisa se há algum erro no sistema).

Após uma análise inicial, o software informa todos os pontos que merecem atenção no sistema. No caso do computador utilizado no teste, ele encontrou quase 10 GB, entre arquivos excluídos e dados de navegação, que poderiam ser excluídos.

Foto: Reprodução/33Giga
Interface mostra funções e os resultados da análise do produto

 

Não contente, ele dedurou alguns programas que rodavam sem segundo plano e informou quais estavam desatualizados. Tudo de maneira direta, mas sem ser invasivo. O Cleanup apenas mostra os pontos que merecem atenção, mas cabe ao usuário decidir se irá realizar o reparo (ou a atualização e limpeza) ou se deixará como está.

A interface inicial também mostra uma porcentagem de otimização do sistema. Quanto mais próximo dos 100%, melhor. Por mais que tenha seguido todas as recomendações do produto, o máximo que consegui foi 84%.

Vale a compra?

Por ser completo e fácil de usar, o programa é sim recomendável, principalmente se estiver com problemas em um computador e que nenhum outro software gratuito, como o Ccleaner, tenha ajudado. Inclusive, o próprio Ccleaner oferece uma versão paga e que tem preço sugerido a partir de R$ 59 ao ano, sendo uma alternativa ao produto da Avast.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Porém, como o software em questão é o Cleanup, fica o registro de sua aprovação com louvor. Ele foi capaz de corrigir erros, fazer a limpeza e até de atualizar programas com apenas alguns cliques, e sem tomar muito tempo. Clique aqui para acessar o site do produto.

Na galeria, veja os produtos que já foram testados pela equipe do 33Giga.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.