Tecnologia de comando por voz cresce no mercado de games e promete ser o controle do futuro
Da Redação
A tecnologia de comando por voz está ganhando cada vez mais espaço entre os usuários. O uso de assistentes com essa ferramenta, como a Siri e a Alexa, já se tornou algo prático e usual. Agora, o mundo dos games parece ser o novo destino desta novidade. O comando de voz aponta como um possível controle do futuro para os consoles. Alguns jogos, inclusive, já possuem essa compatibilidade e com um funcionamento bem eficiente.
O cenário dos games começou a mudar com o crescimento da tecnologia de realidade virtual. Atualmente, segundo pesquisa realizada pela companhia IDC, este mercado de jogos conseguiu faturar cerca de US$ 5 bilhões em 2016. Além disso, a previsão é que ele cresça quase 70% até 2022. Essa tendência abre espaço para outras inovações nos games, como o comando de voz para substituir controles tradicionais.
As plataformas que usam o comando de voz também estão em alta no mercado. Segundo a empresa eMarketer, mais de 30 milhões de pessoas utilizam, de forma ativa, algum tipo de assistente de voz. Os smartphones são os mais usados, seja com a Siri ou com o Google Assistant. Porém, algo que tem crescido no mercado internacional são dispositivos como o Amazon Echo. Ele é uma espécie de caixa de som inteligente, com várias funções, e que responde apenas aos comandos de voz da Alexa. Atualmente,
cerca de 35 milhões de usuários utilizam o produto todo mês.
Comando de voz nos games
Essa tecnologia não demorou para chegar no universo dos games. Afinal, este mercado é uma das grandes forças econômicas na atualidade. Segundo dados e números divulgados pela Newzoo, os jogos eletrônicos vão render quase US$ 2 bilhões por ano futuramente. Sendo assim, é onde os principais investimentos e novidades costumam aparecer primeiro.,
Os comandos de voz acabaram criando um estilo diferente de game interativo. Chamada nos Estados Unidos de interactive radio drama, essa categoria de jogo está disponível especialmente em plataformas como a Amazon Echo e smartphones. É uma história narrada, em que em certos momentos, só é possível realizar escolhas que mudam o destino e os acontecimentos do jogo com a fala. A Earplay, por exemplo, é uma das principais produtoras desse estilo, que já teve alguns sucessos no mercado, como Codename Cygnus e Jurassic World Revealed.
Os games para computador também começaram a ganhar esta opção. O programa VoiceBot tem sido utilizado como um substituto dos controles. Ele realiza a compatibilidade entre os jogos e os comandos para que seja possível usar a voz, e não as mãos, para realizar qualquer ação com os personagens. O resultado é uma opção de controle completamente diferente, e que poder tornar os games mais acessíveis para as pessoas com algum tipo de deficiência.
Jogos de sucesso como Grand Theft Auto V, FarCry, Skyrim e Assassin’s Creed possuem compatibilidade com a lista de programas e jogos da VoiceBot. Além disso, a popular plataforma de games Steam, que possui mais de 15 milhões de usuários ao redor do mundo, tem funcionalidade direta com ele.
O futuro da tecnologia
Porém, até onde esta tecnologia pode substituir os controles? A resposta pode estar nos campeonatos de eSports. Atualmente, estes torneios são os principais responsáveis por ditar o futuro do cenário gamer. Algumas empresas de tecnologia investem pesado, seja com patrocínios ou premiações, justamente pela resposta que este mercado entrega. Por isso, essas competições se tornaram um fator essencial no setor de games.
Em 2018, por exemplo, a equipe dinamarquesa Astralis entrou para a história dos torneios de Counter-Strike: Global Offensive. Ela conseguiu o feito inédito de vencer o Intel Grand Slam, que possui uma premiação de US$ 1 milhão para o time que vencer quatro mundiais durante a temporada. Agora em 2019, a equipe brasileira MIBR sonha em repetir o feito dos rivais europeus. No entanto, segundo números do portal de eSports da Betway, a tarefa não será fácil. Os brasileiros possuem apenas 20% de chance de conquistar o feito, ficando atrás da favorita Astralis e de outras três equipes.
Caso os campeonatos de eSports comecem a usar comandos de voz nos jogos, é bem provável que essa tecnologia tenha mais espaço como alternativa aos controles tradicionais. Porém, mesmo que Overwatch, League of Legends, Counter-Strike e World of Warcraft já tenham compatibilidade com o VoiceBot, por exemplo, a tecnologia precisa evoluir muito e ficar mais eficiente para ser considerada.
No entanto, já vimos com os óculos de realidade virtual que algumas tecnologias evoluem de forma rápida e eficaz. Mesmo que não seja para hoje, os comandos de voz ainda possuem um potencial de crescimento, principalmente em jogos de estilos mais lentos, como é o caso de Minecraft.
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E já que o assunto é games, descubra os 50 jogos para videogame mais vendidos de todos os tempos:
Os 50 jogos de videogame mais vendidos de todos os tempos de acordo com o VGChartz. 1. Wii Sports (2006) – 82 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
Os 50 jogos de videogame mais vendidos de todos os tempos de acordo com o VGChartz. 1. Wii Sports (2006) – 82 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
2. Super Mario Bros. (1985) – 40 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
2. Super Mario Bros. (1985) – 40 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
3. Mario Kart Wii (2008) – 35 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
3. Mario Kart Wii (2008) – 35 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
4. Wii Sports Resort (2009) – 32 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
4. Wii Sports Resort (2009) – 32 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
5. Pokémon Red/Green/Blue Version (1998) – 31 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
5. Pokémon Red/Green/Blue Version (1998) – 31 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
6. Tetris (1989) – 30 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
6. Tetris (1989) – 30 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
7. New Super Mario Bros. (2006) – 29 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
7. New Super Mario Bros. (2006) – 29 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
8. Wii Play (2007) – 28,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
8. Wii Play (2007) – 28,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
9. New Super Mario Bros. Wii (2009) – 28,5 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
9. New Super Mario Bros. Wii (2009) – 28,5 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
10. Duck Hunt (1985) – 28,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
10. Duck Hunt (1985) – 28,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
11. Nintendogs (2005) – 24 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
11. Nintendogs (2005) – 24 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
12. Mario Kart DS (2005) – 23,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
12. Mario Kart DS (2005) – 23,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
13. Pokémon Gold/Silver Version (2000) – 23 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
13. Pokémon Gold/Silver Version (2000) – 23 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
14. Wii Fit (2008) – 22,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
14. Wii Fit (2008) – 22,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
15. Kinect Adventures! (2010) – 22 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
15. Kinect Adventures! (2010) – 22 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
16. Wii Fit Plus (2009) – 21 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
16. Wii Fit Plus (2009) – 21 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
17. Grand Theft Auto: San Andreas (2004) – 20,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
17. Grand Theft Auto: San Andreas (2004) – 20,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
18. Super Mario World (1991) – 20,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
18. Super Mario World (1991) – 20,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
19. Grand Theft Auto V, para PS3 (2013) – 20,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
19. Grand Theft Auto V, para PS3 (2013) – 20,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
20. Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day (2006) – 20 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
20. Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day (2006) – 20 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
21. Grand Theft Auto V, para PS4 (2014) – 18,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
21. Grand Theft Auto V, para PS4 (2014) – 18,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
22. Pokémon Diamond/Pearl Version (2007) – 18,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
22. Pokémon Diamond/Pearl Version (2007) – 18,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
23. Super Mario Land (1989) – 18 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
23. Super Mario Land (1989) – 18 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
24. Super Mario Bros. 3 (1990) – 17 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
24. Super Mario Bros. 3 (1990) – 17 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
25. Grand Theft Auto: Vice City (2002) – 16,1 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
25. Grand Theft Auto: Vice City (2002) – 16,1 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
26. Pokémon X/Y (2013) – 16 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
26. Pokémon X/Y (2013) – 16 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
27. Grand Theft Auto V, para Xbox 360 (2013) – 15,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
27. Grand Theft Auto V, para Xbox 360 (2013) – 15,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
28. Pokémon Ruby/Sapphire Version (2003) – 15,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
28. Pokémon Ruby/Sapphire Version (2003) – 15,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
29. Brain Age 2: More Training in Minutes a Day (2007) – 15,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
29. Brain Age 2: More Training in Minutes a Day (2007) – 15,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
30. Pokémon Black/White Version (2011) – 15,1 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
30. Pokémon Black/White Version (2011) – 15,1 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
31. Pokémon Sun/Moon (2016) – 15,06 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
31. Pokémon Sun/Moon (2016) – 15,06 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
32. Mario Kart 7 (2011) – 15,04 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
32. Mario Kart 7 (2011) – 15,04 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
33. Call of Duty: Black Ops 3 (2015) – 15 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
33. Call of Duty: Black Ops 3 (2015) – 15 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
34. Gran Turismo 3: A-Spec (2001) – 14,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
34. Gran Turismo 3: A-Spec (2001) – 14,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
35. Call of Duty: Modern Warfare 3, para Xbox 360 (2011) – 14,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
35. Call of Duty: Modern Warfare 3, para Xbox 360 (2011) – 14,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
36. Call of Duty: Black Ops, para Xbox 360 (2010) – 14,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
36. Call of Duty: Black Ops, para Xbox 360 (2010) – 14,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
37. Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition (1999) – 14,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
37. Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition (1999) – 14,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
38. Call of Duty: Black Ops II, para Xbox 360 (2012) – 13,86 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
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39. Call of Duty: Black Ops II, para PS3 (2012) – 13,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
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40. Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) – 13,5 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
40. Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) – 13,5 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
41. Call of Duty: Modern Warfare 3, para PS3 (2011) – 13,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
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42. Call of Duty: WWII (2017) – 13,17 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
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43. Grand Theft Auto III (2001) – 13 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
43. Grand Theft Auto III (2001) – 13 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
44. Super Smash Bros. Brawl (2008) – 12,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
44. Super Smash Bros. Brawl (2008) – 12,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
45. Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire (2017) – 12,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
45. Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire (2017) – 12,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
46. Call of Duty: Black Ops, para PS4 (2010) – 12,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
46. Call of Duty: Black Ops, para PS4 (2010) – 12,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
47. Animal Crossing: Wild World (2005) – 12,14 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
47. Animal Crossing: Wild World (2005) – 12,14 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
48. Halo 3 (2007) – 12,13 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
48. Halo 3 (2007) – 12,13 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
49. Super Mario 64 (1996) – 11,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
49. Super Mario 64 (1996) – 11,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
50. Pokémon Heart Gold/Soul Silver Version (2010) – 11,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
50. Pokémon Heart Gold/Soul Silver Version (2010) – 11,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação