Tags
A tecnologia bluetooth oferece soluções completas e adequadas para atender às necessidades cada vez maiores de conectividade sem fio – streaming de áudio, transferência de dados, redes de dispositivos e serviços de localização. É uma das mais utilizadas no mundo, de acordo com o Bluetooth Special Interest Group.
Leia mais:
Dia dos Pais: dicas para prevenir problemas nas compras online
Para sair do comum: cursos online para presentear os pais
Espera-se que haja em torno de 6 bilhões de dispositivos com tecnologia bluetooth habilitados em todo o mundo até o ano de 2025. Apesar de popular, muitas pessoas não sabem qual é o princípio de funcionamento desse padrão de conectividade.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Everson Denis, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), explica que a tecnologia bluetooth de conectividade sem fio é dividida em 2 tipos. A rádio “Bluetooth Classic” é de baixa potência e transmite dados em 79 canais na banda de frequência industrial, científica e médica (ISM) não licenciada de 2,4 GHz.
A outra rádio, “Bluetooth Low Energy (LE)”, opera com energia muito baixa e transmite 40 canais na banda de frequência ISM não licenciada de 2,4 GHz. O especialista reforça que esse tipo de conexão é segura – até mesmo em relação a outras alternativas, como wi-fi.
“Mas, assim como qualquer tecnologia sem fio, ela apresenta vulnerabilidades, tais como Bluejacking, Bluebugging, Bluesnarfing, entre outros”, diz Denis. “Como o bluetooth opera em distâncias menores que as de wi-fi, por exemplo, isso dificulta a interceptação do sinal.”
Veja algumas de Denis para evitar problemas de segurança no bluetooth:
Como a tecnologia bluetooth opera em 2,4GHz, ela está sujeita a interferências com dispositivos operando na mesma frequência. Os principais exemplos são fornos de micro-ondas, equipamentos wi-fi, teclados e mouses sem fio.