Na última sexta-feira de novembro (24), ocorrerá a Black Friday, principal data para o varejo eletrônico nacional. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento este ano é de R$ 2,506 bilhões – um crescimento de 18% em relação a 2016. Para te ajudar a tirar o melhor da data de promoções, a entidade reuniu 10 mandamentos do consumidor na sexta-feira de descontos.
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Buscarás ofertas reais
Para garantir não só a melhor oferta, mas também uma promoção real, é essencial buscar por lojas com um bom histórico no setor. “Os consumidores estão mais atentos às promoções irreais, que oferecem descontos ilusórios. Para que o período continue em crescimento constante, é essencial que o público também verifique a idoneidade dos estabelecimentos. Buscar por e-commerces com boa reputação e histórico, além de acompanhar os valores antes da data, são formas de garantir a aquisição de produtos por condições realmente interessantes”, afirma Francisco Cantão, fundador do site Black Friday de Verdade.
Pagarás com facilidade
Durante picos de acesso, muitos consumidores enfrentam dificuldades para avançar etapas e concluir suas compras. Para encurtar a jornada, muitas lojas oferecem alternativas mais simples de pagamento, que pulam a parte mais burocrática e facilitam a conversão, como o checkout transparente (com o pagamento efetuado na mesma página do pedido) e o pagamento por um clique. “As lojas que oferecem essas alternativas contam com um gateway habilitado para o armazenamento dos dados do cliente com segurança, permitindo que um comprador já cadastrado possa concluir o processo de forma mais rápida. Assim, o consumidor tem uma experiência de compra aprimorada, especialmente na Black Friday, período em que as lojas estão sobrecarregadas e podem enfrentar problemas operacionais”, afirma João Barcellos, CEO da MundiPagg, plataforma especializada em tecnologia de pagamento.
Verificarás os certificados de segurança
A data incentiva a criação de sites fraudulentos que simulam grandes players do mercado, o que faz com que os consumidores realizem compras fictícias, com o valor desviado para os golpistas. “E-commerces idôneos possuem os certificados de segurança que aparecem em forma de cadeado na barra de endereço ou no canto inferior do navegador. O consumidor também deve checar a reputação da loja e ficar atento às promoções que chegam por e-mail, passando o mouse sobre o link antes de clicar. Os e-mails suspeitos exibem um endereço muito diferente da loja, além de erros de ortografia no corpo do texto e remetente desconhecido”, afirma Bruno Prado, CEO da UPX Technologies, empresa especializada em performance e segurança digital.
Irás considerar mais opções
Nos marketplaces, diversos lojistas podem criar anúncios de seus produtos, que são ofertados por grandes players. Verificar esses sites é uma boa alternativa. “Esses shopping centers virtuais atuam como centralizadores de ofertas. Além disso, alguns dos vendedores podem não possuir um e-commerce próprio, atuando por meio dos centralizadores. Sendo assim, efetuar a verificação desses canais durante a Black Friday pode significar a diferença entre uma oferta melhor”, afirma Carlos Alves, diretor de marketplace da ABComm e do Magazine Luiza.
Verificarás o prazo de entrega
Durante a data, há promoções em todas as categorias de produtos e uma das variáveis entre elas é o prazo de entrega. Dessa forma, não se esqueça de conferir se o que deseja comprar chegará em tempo. “O melhor a fazer para não levar nenhum susto é se preparar. Organize uma lista com o que gostaria de comprar e fique de olho se os preços baixaram de fato. Indico também ter em mente um prazo extra ao dado pelo e-commerce, para que, caso algo atrase, não passe por apertos e possa aproveitar suas compras com um sorriso no rosto”, afirma Willians Marques, diretor-geral da Tray, especialista em e-commerce.
Acompanharás seu e-mail
Para Victor Popper, diretor-geral da All iN, especializada em marketing digital, os consumidores devem ficar atentos aos e-mails. “Os clientes devem verificar suas caixas de entrada em busca de melhores oportunidades. Com as tecnologias utilizadas atualmente, os compradores recebem ofertas personalizadas de acordo com seu perfil. Frete grátis e cupons de desconto, além das promoções oferecidas por causa da data, estão entre os benefícios oferecidos aos clientes mais antenados, que se cadastram antecipadamente e autorizaram o envio de mensagens com ofertas personalizadas”.
Conhecerás alternativas
Os clubes de assinatura são uma tendência no comércio eletrônico nacional. Neles, o usuário efetua uma assinatura mensal e recebe produtos da categoria escolhida. Na Black Friday, sites que oferecem esse tipo de serviço podem ser ainda mais vantajosos. “Diversos lojistas que ofertam assinatura divulgam promoções atraentes para ingressantes no clube, seja por meio de uma tarifa menor ou do envio de produtos extras para novos assinantes”, afirma Bruno Gianelli, sócio-diretor da Betalabs, empresa especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce.
Valorizarás a experiência
Os compradores deixaram de ser fieis às marcas para valorizar a forma como elas se relacionam com eles. O consumidor quer ser tratado de maneira única e personalizada, e um bom atendimento não é suficiente. É preciso criar uma experiência positiva, inesquecível e significativa por meio do Customer Experience (CX). “O conceito parte do princípio de que a relação começa desde o primeiro contato, passando pela compra, pelo pós-venda e finalmente chegando à recompra ou a um upgrade nas vendas (upsell). Todas essas etapas devem ajudar a fidelizar o consumidor, uma vez que é mais vantajoso mantê-lo satisfeito do que gastar tempo e recursos para atrair uma nova clientela. As lojas virtuais que contam com recursos para oferecer a melhor experiência para seus consumidores têm melhores resultados”, destaca Rouman Ziemkiewicz, CSO/CMO da Mutant, empresa brasileira com foco em CX.
Verificarás a disponibilidade
Um dos maiores problemas enfrentados pelos consumidores na data é a disponibilidade dos produtos desejados. Itens muito buscados costumam acabar. “É fundamental que o cliente verifique a disponibilidade em estoque antes de comprar. Para evitar problemas desse gênero, os consumidores devem buscar por lojas que estejam preparadas para atender à demanda da Black Friday, verificando, antecipadamente, a reputação dos estabelecimentos”, afirma Juliano Souza, diretor de marketing da Giuliana Flores.
Estarás atento às alternativas
Ano após ano a Black Friday aumenta sua representatividade também nas lojas físicas. Por isso, os consumidores devem ficar de olho nas promoções específicas nos estabelecimentos fora do ambiente virtual. “Do ponto de vista do empreendedor, é preciso que realize todo um planejamento estratégico para estar preparado para a demanda, selecionando seus principais produtos para evitar a falta de estoque”, afirma Felipe Rossetti, fundador e diretor de marketing da Piticas, uma das maiores empresas de camisetas especializadas em estampas da cultura pop do país, com mais de 300 lojas franqueadas no Brasil.
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