Hoje (25) é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. E para continuar a celebrar e promover a cultura nerd, a Mozilla separou uma lista de super-heróis que utilizam a criptografia para protegerem suas cidades. Confira a seguir.
Leia mais:
Episódios dublados de Jaspion, Jiraya e outros heróis japoneses chegam ao YouTube
Desvende a Nova York de Luke Cage, Demolidor e outros heróis da Marvel
Viciados em Candy Crush podem jogar variações com personagens da Marvel, WWE e mais
Batman
Bruce Wayne, que além de ser mestre em artes marciais e possuir uma perseverança indomável e um inigualável senso de justiça, construiu um dos maiores centros tecnológicos do universo dos quadrinhos: a Batcaverna. Todos os sistemas do local são criptografados e qualquer possível brecha na segurança faz soar um alarme para que ele se previna.
Também existem espaços físicos criptografados na “vida real”. Empresas de tecnologia, por exemplo, possuem servidores que contém informação criptografada armazenada. Caso utilize algum tipo de navegador, sua informação provavelmente está em contato com inúmeros servidores todos os dias. No entanto, diferente da ficção, assim que a falha for descoberta, alguém já pode ter invadido seu sistema e seus dados. Por isso, uma criptografia forte reduz drasticamente a chance de que as informação sejam acessadas por cibercriminosos.
Barbara Gordon
Conhecida como Batgirl ou Oráculo, ela auxilia o Batman com sua expertise em computação. A heroína criptografa linhas de comunicação que permitem um compartilhamento de informações sigilosas com o Cavaleiro das Trevas, o que garante que eles ajam em conjunto contra o crime.
Acredite ou não, as pessoas não são tão diferentes de Barbara Gordon quando compartilham suas informações online. Se você está logado em sua conta de banco, e-mail, ou redes sociais, há chances de seu usuário e senhas estarem codificados, protegendo-o de espiões. E, talvez, do próprio Coringa.
Rick Jones e Os Vingadores
Rick Jones e o resto do Teen Brigade transmitem informação em tempo real para Os Vingadores. As mensagens criptografadas e secretas servem como alertas de ameaças ou até mesmo para apontar civis que precisam de ajuda.
Essa comunicação criptografada que trafega de uma fonte para diversos destinos também é comum mundo real. Por exemplo, uma rede de criptografia chamada I-24/7 permite agentes da Interpol e países aliados a distribuir seguramente informações para outros centros de inteligência ou Governos.
Homem-Aranha
Peter Park abusa do sarcasmo e de ironias para deter criminosos nos quadrinhos. Por conta disso, George Stacy, capitão da NYPD (Departamento de Polícia de Nova Iorque), mesmo sabendo da verdadeira identidade de Peter Parker, eventualmente ajuda o herói a se afastar de atividades escolares para combater o crime. Para garantir que ninguém suspeire, o diálogo presencial de ambos, em público, é criptografado: isto é, uma linguagem que apenas os dois podem entender.
Não importa se o mundo é real ou dos quadrinhos, a encriptação é a garantia de que a informação sairá e chegará apenas nos envolvidos, sem vazar para terceiros. No entanto, no mundo digital, os mocinhos e vilões não são tão fáceis de se identificar. Por isso, é preciso se proteger sempre.