33Giga

Studio Ghibli: filmes listados do pior para o melhor para assistir na Netflix

Studio Ghibli é um premiado estúdio de animação japonês. Fundado em 1985, já produziu 23 longas-metragens. Desses, 22 podem conferidos na Netflix – a exceção é O Túmulo dos Vagalumes. Mas, como nem todos agradaram a crítica e os espectadores, a dica é descobrir os melhores para não errar na hora de dar play. A seguir, confira os filmes classificados do pior para o melhor.

Vale ressaltar que as notas foram baseadas no Metacritic, site que analisa críticas de veículos renomados e atribui uma única nota a partir delas. As sinopses, por sua vez, foram tiradas do Studio Ghibli Brasil, portal especializado em conteúdo da empresa nipônica.

Leia mais:
Os 50 melhores animes de todos os tempos
Anime: os 50 personagens mais populares entre o público

Aya e a Bruxa (2020) – Nota 4,6

O filme mais novo do Studio Ghibli é também o pior avaliado pelo Metacritic. Aqui, Aya é uma jovem que vive em um orfanato e gosta da sua vida. Mas quando é adotada por uma bruxa e levada para uma casa assombrada, as coisas mudam. No entanto, a jovem não se deixará assustar e fará o melhor que puder para controlar a situação.

Contos de Terramar (2006) – Nota 4,7

Algo estranho caminha sobre a Terra. O reino está se deteriorando. Pessoas estão começando a agir diferente e a ver dragões, que não deveriam entrar no mundo dos humanos. Diante desses estranhos eventos, Ged, um poderoso arquimago, decide investigar a causa.

O Reino dos Gatos (2002) – Nota 7

Essa é a história de Haru, uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite, a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer o seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente.

Da Colina Kokuriko (2011) – Nota 7,1

Yokohama, 1963. O Japão está se recuperando da devastação da Segunda Guerra Mundial e se preparando para sediar as Olimpíadas. Nesse cenário de esperança e mudança, uma amizade começa a florescer entre os estudantes Umi e Shun. Mas um segredo oculto do passado surge para lançar uma sombra sobre o futuro e separá-los.

As Memórias de Marnie (2014) – Nota 7,2

Anna é uma menina tímida de 12 anos que só consegue se expressar por meio de seus desenhos. Por conta de seus ataques de asma, é enviada para passar um tempo com os tios que moram no campo, para poder respirar ar puro. Durante seus passeios pela cidade, conhece uma menina loira de cabelos longos chamada Marnie, com quem faz amizade instantaneamente.

Eu Posso Ouvir o Oceano (1993) – Nota 7,3

Após o divórcio dos pais, Rikako, uma estudante de Tóquio, é transferida para um colégio de Kochi, uma cidade litorânea remota da capital. Ela é inteligente, se dedica muito aos estudos e aos esportes. Mas não consegue se adaptar à nova vida. Na mesma escola estão Taku Morisaki e Yutaka Matsuno, que sempre foram melhores amigos. No entanto, a garota ficará entre os dois.

Meus Vizinhos, Os Yamadas (1999) – Nota 7,5

Conheça o dia a dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê em tirinhas de jornal.

Sussurros do Coração (1995) – Nota 7,5

Shizuku é uma estudante que sonha em ser escritora e decide, durante o verão, ler 20 livros. Mas, curiosamente, todas as edições que ela pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.

Princesa Mononoke (1997) – Nota 7,6

Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo em uma batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão destruindo a região.

PomPoko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994) – Nota 7,7

Os guaxinins das colinas de Tama estão sendo expulsos de seus lares pelo rápido desenvolvimento de casas e shoppings. À medida que fica mais difícil encontrar comida e abrigo, eles decidem se unir e revidar.

O Castelo no Céu (1986) – Nota 7,8

Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha em uma pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras causadas pela perseguição de piratas do ar e do exército, que resulta em uma busca pela verdadeira identidade da menina e por Laputa, um misterioso castelo no céu.

O Castelo Animado (2004) – Nota 8

Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie, transformando-a em uma velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca em uma odisseia na qual acaba parando no castelo animado, no qual reside um misterioso feiticeiro chamado Howl que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

O Mundo dos Pequeninos (2010) – Nota 8

Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda no local, a pequenina acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença de tamanhos.

Vidas Ao Vento (2013) – Nota 8,3

O jovem Jiro Horikoshi sonha em voar e desenhar lindos aviões, inspirado pelo designer aeronáutico italiano Caproni. Não podendo tornar-se piloto por ter miopia desde a infância, ele entra no setor por meio de uma grande empresa de engenharia japonesa. Lá, conhece e se apaixona por Naoko, desfruta de sua amizade com o colega Honjo e traz grandes inovações para o mundo da aviação.

Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992) – Nota 8,3

Costa do Mar Adriático, início dos anos 1930. Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, é um aviador e caçador de recompensas que luta contra piratas aéreos. Cansados de serem derrotados pelo herói da história, os piratas se unem e contratam um piloto americano para duelar com ele.

O Serviço de Entregas da Kiki (1989) – Nota 8,3

Ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, Kiki deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma feiticeira e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”. Após achar um belo lugar à beira-mar, ela e seu gatinho Jiji tentam se adaptar à nova vida.

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (2008) – Nota 8,6

Certa manhã, enquanto brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso em um frasco de doce. Ele liberta o animal, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-lo para sempre. Mas o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, vai fazer de tudo para que ele regresse às profundezas.

Nausicaä do Vale do Vento (1984) – Nota 8,6

Primeiro filme produzido pelo Studio Ghibli. Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair em uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora.

Meu Amigo Totoro (1988) – Nota 8,6

Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.

O Conto da Princesa Kaguya (2014) – Nota 8,9

Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas terá que enfrentar a punição por suas escolhas.

Memórias de Ontem (1991) – Nota 9

Taeko é uma mulher solteira de 27 anos que se dedica apenas ao trabalho. Ela sai de sua nativa Tóquio pela primeira vez e viaja a Yamagata para visitar a família da irmã durante a colheita anual de açafrão-bastardo. Ao longo da viagem, a jovem começa a questionar se sua vida estressante é o que desejava quando mais nova.

A Viagem de Chihiro (2001) – Nota 9,6

No filme do Studio Ghibli mais bem avaliado, Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de espíritos estranhos, criaturas e feitiçaria. Quando seus pais são misteriosamente transformados em porcos, ela deve recorrer à coragem que nunca soube que tinha para se libertar e devolver sua família à realidade.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga