Tags
Durante a visita do 33Giga à fábrica da Fiat, em Betim (MG), foram abordados alguns pontos cruciais da marca. Um dos fatores comentados foi a união de empresas e a fundação da Stellantis. O grupo automotivo franco-ítalo-americano foi formado a partir de um acordo entre as montadoras Fiat Chrysler Automobiles e PSA Group.
Leia mais:
Fiat: entenda como funciona a criação dos carros da marca
Novo Citroën C3 chega ao Brasil por a partir de R$ 68.990
Mobilidade elétrica no Brasil: onde estamos e para onde vamos
A combinação dessas empresas se deu em janeiro de 2021, resultando em uma fusão 50-50. O grupo reúne treze marcas de automóveis – Fiat, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Lancia, Jeep, Citroën, Vauxhall, DS, Opel, Peugeot e RAM.
A empresa é dirigida por 45 executivos em cargos globais e regionais. Nove comitês foram criados para cuidar da gestão do novo grupo, que possui uma receita anual de 167 bilhões de euros. Além disso, as montadoras contam com 400 mil funcionários e mais de 30 fábricas espalhadas pelo mundo. Hoje, a multinacional tem sede nos Países Baixos e já se destaca no mercado brasileiro, dominando um terço do segmento no país.
No primeiro trimestre de 2022, segundo dados da própria Stellantis, a Fiat captou 21,4% das vendas do setor no Brasil. Já as outras montadoras do grupo alcançaram 7,67% (Jeep), 2,63% (Peugeot), 1,4% (Citroën) e 0,1% (RAM). Com isso, a marca garantiu 33,27% neste período. Somente essas cinco marcas estão presentes no país, até o momento.
Essa união tem o intuito de aumentar a escala e diminuir os custos. A proposta é chegar a um ganho de 5 bilhões de euros, sendo 80% deste valor em quatro anos. Além disso, a empresa veio com um foco diferente, após essa fusão. De acordo com Gustavo Delgado, gerente de inovação da Stellantis América do Sul, o grupo veio para acelerar a inovação da mobilidade sustentável.
“A Stellantis nasceu com o olhar muito além do automóvel. A tecnologia muda os paradigmas sociais e produz uma fragmentação de perfis. Na empresa, a inovação está na busca por surpreender as pessoas, indo além de suas expectativas, como resultado do perfeito entendimento e compasso com os diversos momentos do consumidor”, complementa Delgado.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga