Em 2014, houve um aumento das ocorrências de violência contra a mulher na região da Unicamp, na cidade de Campinas (SP). O fato, instigou jovens empreendedores a desenvolverem uma solução capaz de conectar digitalmente pessoas próximas que podem se ajudar em situações de risco, por meio de uma segurança colaborativa. Assim, foi fundada em 2016 a NEARBEE, uma startup que nasceu de um projeto social.
A rede com a qual as pessoas se conectam é a “NEARBEE, ajuda e proteção”, desenvolvida como plataforma de colaboração entre pessoas que estejam próximas umas das outras. Por meio do aplicativo, é possível pedir ajuda em caso de emergência para outros usuários.
“Tivemos a oportunidade de desenvolver soluções oficiais para as secretarias de segurança, criando canais de chamados emergenciais para a comunidade surda, que não consegue realizar uma ligação telefônica. Além de um canal de socorro prioritário a mulheres protegidas pela lei Maria da Penha”, conta Felipe Fontes, CEO e criador da NEARBEE.
Foi aí que nasceu a linha de soluções focadas nos governos locais para atendimento ao cidadão. As parcerias público-privadas originaram serviços de utilidade pública como o app “EmergenciaRJ”, no Rio, e o “TeclaSamu”, em Campinas. As soluções para o governo oferecem atendimento digital, facilitam a identificação imediata, e localização exata da ocorrência por meio do GPS do usuário.
As informações podem ser utilizadas em caso de sequestros relâmpagos, assaltos, acidentes em áreas remotas, ataques fulminantes de saúde, e todo tipo de dificuldade. O NEARBEE registra uma média de 30 chamados por dia, realizados pelo aplicativo, à polícia do Rio de Janeiro. Os chamados variam de violência doméstica até denúncias em situações nas quais não é conveniente realizar uma ligação. Além do Rio, outros estados estão em fase de negociação para aderirem ao sistema de chamado digital. Somando todas as soluções, a NEARBEE já possui mais de 50 mil downloads.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Confira todos os dispositivos já testados pelo 33Giga:
Beats Pill+. O teste completo você confere em http://bit.ly/2N32ADm.
HyperX Alloy Elite. O teste completo você confere em http://bit.ly/2HWO3u3.
Beats Studio3 Wireless. O teste completo você confere em http://bit.ly/2sZe6qx.
Samsung HMD Odyssey. O teste completo você vê em http://bit.ly/2La9kyu.
SoundBuds Sport NB10, da Anker. O teste completo você vê em http://bit.ly/2KXX1oL.
Zenfone Max Pro (M1). O teste completo você vê em http://bit.ly/2KIZnb5.
Moto G6. O teste completo você pode ver em https://bit.ly/2Q16a1C.