Tags

Notícias

Starliner: Boeing e NASA concluem o primeiro voo teste à Estação Espacial

Créditos: Divulgação / NASA
27 maio, 2022
Da Redação

Ontem (26), a nave espacial CST-100 Starliner da Boeing pousou no campo de mísseis White Sands do Exército dos Estados Unidos no Novo México às 17h49, horário local. O retorno seguro à Terra encerra com sucesso o voo teste não tripulado para a Estação Espacial, que foi realizado para comprovar a qualidade e o desempenho do sistema de transporte antes de iniciar os voos tripulados.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

“Realizamos um excelente voo teste de um sistema complexo, com o qual aprendemos muito ao longo de toda a jornada”, disse Mark Nappi, vice-presidente e gerente do programa Starliner da Boeing. “Quero agradecer aos colegas de equipe da NASA e da Boeing pela dedicação ao programa da CST-100 Starliner.”

Leia mais:
Os 50 melhores animes de todos os tempos
Shounen, Shoujo e mais: as diferenças na classificação de animes
Site transforma fotos em desenhos no estilo anime

O teste de voo concluído teve início em 19 de maio com o lançamento da CST-100 Starliner a partir do foguete Atlas V da United Launch Alliance, da Estação de Cabo Canaveral, na Flórida.

Entre as capacidades que a nave espacial Starliner demonstrou, destacam-se:

  • O desempenho de ponta a ponta do foguete Atlas V e da nave espacial Starliner desde o lançamento, subida, entrada em órbita, entrada na atmosfera e pouso;
  • O software autônomo da Starliner e a operação em órbita de seu sistema aviônico, sistema de acoplamento, sistemas de comunicação/telemetria, sistemas de controle ambiental, painéis solares, sistemas de energia elétrica e sistemas de propulsão;
  • Capacidade de manter o controle da atitude de acoplamento, receber comandos da tripulação da estação espacial e comandar avanços e recuos durante a aproximação final da estação;
  • Carregamento da bateria, abertura e fechamento da escotilha, estabelecimento da ventilação conjunta com a estação, transferência de arquivos e transferência de carga.

Quando a CST-100 Starliner completar seu próximo voo, a Boeing terá cumprido a meta da NASA de ter dois veículos comerciais para transportar astronautas de forma segura, confiável e sustentável para a estação a partir de solo americano.

“Com a conclusão do OFT-2, analisaremos as lições aprendidas e continuaremos trabalhando na preparação para o voo teste tripulado e certificação da NASA”, acrescentou Nappi.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.