Tags

Notícias

Estônia: país mais conectado do mundo usa tecnologia para combater covid-19; veja soluções

Créditos: Franck V. on Unsplash

Para ajudar neste momento de crise, a Estônia mobilizou diversos profissionais do país para achatar a curva de contágio pela covid-19 e diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia. Além de utilizar a tecnologia na região, o governo forneceu esses recursos para auxiliar outras nações a enfrentar os desafios gerados pelo novo coronavírus.

Confira uma lista com 10 soluções digitais criadas por startups estonianas, que podem ser reproduzidas para ajudar no combate ao vírus e reduzir os abalos na economia mundial.

Leia mais:
Opinião: Robôs resolvem conflitos na Estônia. Será essa a sociedade do futuro?
Suve: chatbot desenvolvido na Estônia combate fake news durante pandemia

Verificação remota para notários

Com o intuito de evitar interações presenciais e flexibilizar os negócios, foi criada uma maneira de fazer verificação remota. Esta tecnologia de verificação de identidade permite atos notariais.

Consulta médica por vídeo

Uma das soluções implantadas para ajudar neste momento foram as consultas virtuais. A telemedicina tem auxiliado muito nesse período, para evitar que as pessoas precisem sair de casa e diminuir o fluxo de pacientes nos hospitais. A startup Viveo Health contribui nesse âmbito e arrecadou 2 milhões de euros para fornecer atendimento médico por vídeo.

Produção automática de atestados médicos

A empresa de software Heisi auxiliou no desenvolvimento de uma plataforma para emitir atestados médicos automáticos. O objetivo do serviço é diminuir a cobrança dos profissionais de saúde que estão sobrecarregados, para que eles possam se dedicar aos pacientes com covid-19. Na ferramenta, os usuários podem preparar seus próprios atestados, com base em prontuários de saúde.

Base de dados listando voluntários com conhecimentos médicos

Com a pandemia, os profissionais ficaram sobrecarregados com tantos pacientes. Para ajudar o sistema de saúde, a empresa VAAB forneceu uma base de dados que reúne voluntários e organizações com experiência em medicina. No total, a plataforma contém informações de mais de 750 pessoas que estão disponíveis para auxiliar os hospitais.

Ferramentas gratuitas de e-learning

As escolas foram fechadas durante a crise, para evitar a contaminação em massa dos jovens. Com isso, o ensino migrou para o ambiente virtual. Para apoiar professores e pais, a Estônia ofereceu gratuitamente para outros países as suas soluções de e-learning. A plataforma Education Nation oferece mais de 40 soluções de aprendizagem remota.

Plataforma para encontrar trabalhadores disponíveis

Com a pandemia, diversas empresas precisam demitir seus funcionários fixos. Para ajudá-las a encontrar mão-de-obra temporária foi criada a plataforma Share Force One, que une as organizações a outras cidades com trabalhadores em busca de empregos provisórios.

Plataforma fornece ajuda a quem precisa

Durante este período, muitas pessoas têm precisado de um auxílio, como idosos que necessitam de ajudas para fazer as compras. A empresa Zelos fornece uma plataforma que conecta potenciais voluntários com esses indivíduos que buscam algum tipo de apoio.

Localização geográfica por meio de dados móveis, mas com privacidade

As autoridades têm feito pesquisas para entender melhor como o vírus está se disseminando e uma maneira de fazer isso é por meio de localização geográfica. Por isso, a Demograft Platform rastreia onde as pessoas estão com dados móveis anônimos, para entender melhor esse padrão.

Aluguel de salas de reuniões desinfetadas

Com o intuito de manter o distanciamento social, uma solução é o aluguel de salas de reunião. Depois de cada uso, esses espaços são desinfetados, para que as pessoas trabalhem de forma segura, principalmente durante o home office.

Aluguel gratuito de bicicletas

Evitar aglomerações é uma das maneiras de se prevenir contra o coronavírus. Para ajudar as pessoas a se locomover de forma segura, a Bikeep disponibiliza bicicletas gratuitamente em locais públicos. Qualquer um pode alugá-las usando o aplicativo da empresa. Para retirar a magrela, o locatário utiliza um documento de identidade e, depois, é só sair pedalando.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Depois de conhecer essas soluções digitais, confira filmes que falam sobre tecnologia:

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.