33Giga

Smartphone já é o principal dispositivo de acesso à internet no Brasil

A pesquisa TIC Domicílios 2015 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que, em 2015, o telefone celular ultrapassou o computador e já é o dispositivo mais usado para o acesso à internet. Entre os usuários da rede, que correspondem a 58% da população com 10 anos ou mais, 89% acessam a web pelo telefone celular, enquanto 65% o fazem por meio de um computador de mesa, portátil ou tablet.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Os dados da pesquisa anual feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) mostra ainda que o uso exclusivo da internet no smartphone ocorre especialmente entre a população menos favorecida e rural.

Em contraponto, essa realidade coloca desafios importantes para o desenvolvimento de habilidades digitais importantes para a nova economia digital. Entre os usuários de internet que acessam apenas por telefone celular, a proporção dos que realizam atividades online, relativas ao trabalho ou a governo eletrônico, por exemplo, é menor do que aqueles usuários que acessam a rede também por computadores.

“As atividades de maior valor agregado são justamente as mais requeridas pela nova economia digital. No entanto, elas pressupõem habilidades digitais mais complexas, que vão além do uso instrumental das aplicações corriqueiras como as de rede social ou de envio de mensagens, demandando uma maior apropriação das novas tecnologias e aplicações”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. Nesse sentido, o computador desempenha um papel fundamental para apropriação efetiva das tecnologias digitais por parte dos cidadãos, o que fica mais difícil para aqueles que somente acessam a rede pelo celular.