O sinal analógico de televisão será desligado na região metropolitana de São Paulo no final de março. Depois, aos poucos, em todo o restante do Brasil. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo ao conteúdo, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão aptos para receber o sinal. Saiba se a sua casa já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo aos canais abertos.
1) Antena – Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. O dispositivo deve ser UHF e a recomendação da Seja Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa.
2) Televisor – Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. O mesmo ocorre se o televisor de tela fina não estiver preparado para receber o sinal digital. Para ter certeza se sua a TV já está habilitada, consulte o manual do fabricante.
3) TV paga ou parabólica – Se você utiliza algum desses serviços, não será necessário adaptar sua TV ou antena. Em todo caso, entre em contato com sua operadora ou com um antenista para garantir a continuidade do serviço em todos seus televisores.
Leia mais
Que características tornam uma TV em um produto com ótimo custo-benefício?
Conheça famosos da internet que conseguiram espaço na TV
5 streamings de TV a cabo que você pode assistir de graça – se for assinante
Inclusão Digital
As famílias da região metropolitana de São Paulo inscritas em programas sociais do Governo Federal já podem verificar se estão na lista de beneficiários que receberão um dos mais de 1,8 milhão de kits gratuitos com antena UHF, conversor para a TV digital e controle remoto. A população deve acessar o site ou ligar gratuitamente para o número 147 com o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se seu nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para receber o pacote.
Por meio desses canais, a população também poderá tirar quaisquer dúvidas referentes às mudanças trazidas pela TV digital e sobre como se preparar para receber o sinal. Outra alternativa é visitar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência e procurar pelo ponto de apoio da Seja Digital para esclarecer dúvidas ou agendar a retirada do kit.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas