33Giga

Ford desenvolve simulador de corridas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Os videogames mais modernos de automobilismo, como os usados nos eSports (esportes eletrônicos), são capazes de fazer com que o jogador se sinta no comando de um carro real, com volante, pedais e câmbio. Mas essa tecnologia não pode ser aproveitada por todos. Até o momento. Isso porque a Ford apresentou na Europa o primeiro simulador de corridas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O equipamento, chamado Team Fordzilla Ford Adapta, foi inspirado nos veículos adaptados da marca. A peça-chave é o volante, equipado com comandos que permitem o acionamento manual do acelerador e do freio. Desse modo, jogadores com deficiência ou limitação de movimentos podem ter uma experiência de direção semelhante à de um carro tradicional e competir no mais alto nível.

O simulador de corridas para pessoas com deficiência é compatível com diferentes consoles e jogos, incorpora um software com modo de mobilidade reduzida e tem a opção de realidade virtual ou até três monitores 4K.

Para apresentar o novo simulador, a Ford convidou Cisco García, um dos melhores tenistas profissionais em cadeira de rodas da Espanha e fã de videogames. Ele sofreu uma lesão na medula espinhal em um acidente, mas sempre buscou novos desafios e lutou pela acessibilidade no esporte. “Em vez dos pedais, você troca de marcha, acelera e freia no volante. Ele tem um colete que te faz vibrar como se estivesse dentro do carro e há também fones com um som brutal. Você sente que está realmente dentro de um carro de corrida”, conta.

O simulador de corridas para pessoas com deficiência foi desenvolvido pela empresa especializada Hi-Speed ​​Simulators, com apoio da Ford Espanha e da Fundação ONCE, por meio do programa para a mobilidade Ford Adapta, e do Team Fordzilla, equipe de eSports da montadora.

Leia mais:
Cadela com deficiência inspira seguidores em app de vídeos curtos
Café em Tóquio tem garçons robôs controlados por pessoas com deficiência