33Giga

Shein: entenda o boom de novos consumidores no Brasil

A recente ascensão da Shopee no mercado de e-commerce chamou a atenção para o comportamento de compra dos brasileiros no que se refere às gigantes asiáticas. Não tão novata no mercado nacional, a marca de varejo fast fashion Shein vem sendo responsável por um boom de consumidores.

Leia mais:
E-commerce: 10 mitos e verdades sobre compras online
Por que minhas compras da China demoram tanto para chegar?

Apesar do setor varejista estar enfrentando dificuldades no Brasil, a Shein cresceu exponencialmente em 2021, principalmente no período da Black Friday. “Apenas em novembro, a marca teve alta de mais de 25% em downloads, à frente de grandes varejistas de moda nacionais”, afirma Juliana Junkes, diretora de vendas da Similarweb.

No mesmo período, a Shein também teve alta no número de usuários diários ativos no aplicativo: crescimento de 12% em relação ao mês anterior. Levantamento da Similarweb aponta que os segmentos mais buscados são vestuário, maquiagem e acessórios. “Mesmo com a economia em crise e o comércio eletrônico decrescendo, o sucesso da marca chama atenção no que se refere ao comportamento de compra do consumidor”, destaca a especialista.

Para Juliana, são três os motivos para a expansão da Shein: os preços competitivos, a variedade de produtos e o uso das redes sociais como TikTok e Instagram na estratégia de aquisição. “A ascensão da marca levanta pontos polêmicos em relação ao consumo responsável, mas não há dúvidas de que eles conseguiram aumentar sua base de usuários no Brasil, especialmente os ativos no app”, conclui.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga