33Giga

Seis dicas para navegar com segurança no smartphone

Seis dicas para navegar com segurança no smartphone

Relatório da Cisco Visual Networking Index estima que até 2020 em torno de 52% da população mundial estará conectada à internet. É preciso ter alguns cuidados para evitar transtornos em relação a roubo de dados pessoais e invasão de devices, por exemplo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.

Pensando nisso, a iniciativa Dialogando, da Vivo, preparou seis dicas que podem ajudar a todos a estarem mais seguros quando navegarem na internet.

Tenha e mantenha um bom antivírus atualizado
Todos os dias aparecem novas ameaças virtuais, como vírus, spams e phishings (tentativas de pegar informações de usuários por meio de mensagens falsas). Por isso, é importante que os aparelhos em que você acessa a internet tenham um antivírus de qualidade e atualizado.

Atualize diariamente seus aplicativos no smartphone
Fabricantes e desenvolvedores disponibilizam atualizações de patches de segurança (correções nos aplicativos) todos os dias. Essas atualizações são correções de vulnerabilidades que podem ser exploradas por ameaças como vírus e códigos maliciosos. Sempre que possível faça o download.

Não compartilhe senhas
Elas são as portas de entrada para acesso irrestrito a suas informações. Não deixe que outros além de você tenham acesso às senhas.

Utilize senhas diferentes para cada aplicação.
Se, por acaso, sua senha for descoberta e ela for a mesma para e-mails, contas bancárias e redes sociais, seus dados estarão completamente vulneráveis. Com senhas diferentes você diminui os transtornos caso perca uma delas.

Faça back-ups periódicos
Faça cópia de suas informações sempre que possível. Assim, em caso de perda do dispositivo ou ataque de vírus, por exemplo, você conseguirá recuperar as informações com facilidade.

Não clique em links desconhecidos
Certifique-se de que o remetente de um link ou arquivo é de uma origem confiável. Os links podem vir por e-mail, rede social, aplicativos de mensagens e ao clicar podem abrir as portas de seus aparelhos.

Por falar em segurança, muito cuidado no WhatsApp. Em vez de clicar em link duvidosos, prefira imagens. Como memes. No álbum, você vê os melhores deles para usar na ferramenta de bate papo.