A internet mudou a forma com a qual as pessoas interagem com praticamente tudo em no dia a dia, desde o trabalho até a compra de produtos e contratação de serviços. Um dos segmentos beneficiados por essa tecnologia foi o do Direito, que possibilita que pessoas interessadas procurem por advogados de forma muito mais prática com ajuda da internet.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Porém, para que essa seja uma boa decisão, é preciso tomar certos cuidados na hora da escolha. Isso vai garantir que você seja muito bem atendido e evite qualquer tipo de contratempo ou arrependimento futuro. Para te ajudar, a Galvão & Silva Advocacia destaca alguns comportamentos básicos:
Certifique-se da autenticidade do advogado
Ao mesmo tempo que a internet tornou a vida muito mais prática para todos, algumas pessoas mal intencionadas se utilizaram disso para tentar tirar proveito de determinadas situações. Ainda mais pelo fato de o contato ser remoto.
Por isso, é fundamental ter certeza da autenticidade do advogado, o que pode evitar que você caia nas mãos de pessoas erradas e tenha sérios prejuízos. Assim que começar o contato com o advogado, peça que ele informe seu nome inteiro e o número da OAB. Assim, você poderá confirmar esses dados no site da seção correspondente, o que torna essa relação muito mais segura
Procure a opinião de clientes já atendidos
É bom ter recomendações para tudo na vida, e é claro que o mesmo se aplica para a contratação dos serviços de um advogado. Saber quais são as opiniões de quem já foi atendido por ele pode fazer toda a diferença. Com tantos recursos na internet, essas recomendações podem ser procuradas no Facebook, no Google ou no site do advogado ou escritório de advocacia.
Isso não quer dizer que o advogado escolhido deva ter ganho todos os casos de que já participou, já que essa é uma questão muito subjetiva. Mas a sua eficiência e prestatividade devem ser observadas.
Cuidado com preços muito baixos
A internet deu um poder muito grande ao público: a possibilidade de procurar por produtos e serviços e saber quanto eles custam na hora. Com isso, a competitividade dos preços se tornou muito maior, o que é excelente para que os clientes paguem menos. Mas isso não quer dizer que o preço mais baixo sempre será a melhor opção.
Se você sabe aproximadamente qual é a média do mercado, pode ser que alguns profissionais cobrem um pouco mais ou um pouco menos. Mas quando essa diferença é muito grande, então algo pode estar errado.
Analise o atendimento prestado
Hoje em dia, métodos de comunicação não faltam. É possível entrar em contato através de aplicativos de mensagens, redes sociais, SMS e ligações, então esse não deve ser um problema. Um fator fundamental na hora de escolher um advogado é prestar atenção na forma com a qual ele te atende. Se ele é paciente, busca explicar todas as questões com clareza e se mostra solícito, entre outras características.
Um bom relacionamento é sempre importante, já que ele estará envolvido em assuntos muito importantes da sua vida. Então, dê preferência para profissionais que prezam pela qualidade de atendimento, já que isso pode fazer muita diferença.
Combine o pagamento dos honorários com cautela
Não existe um único padrão para as cobranças. Alguns advogados se baseiam na tabela disponibilizada pela OAB para a média dos preços cobrados, enquanto outros apresentam valores próprios. Além disso, as condições de pagamento também podem variar. Ele pode receber um honorário inicial e mais uma porcentagem de uma ação ganha ou então parcelar o pagamento, por exemplo.
Essa cobrança pode ser feita de várias maneiras, mas você deve ser muito cauteloso quanto a isso, para evitar ser pego de surpresa e ter um grande prejuízo. Por isso, combine todas essas questões antes da conclusão do serviço.
Preferencialmente, tenha provas dessa negociação, como um contrato firmado entre as partes ou até mesmo mensagens salvas em seu celular ou computador. Além de todos os comprovantes de pagamento, como transferências e o pagamento de emolumentos.
Leia mais:
Plataforma conecta cidadãos e advogados para esclarecer dúvidas jurídicas
iVeris coleta provas digitais para vítimas de racismo, ameaças e injúrias