Desde o início da pandemia, o ambiente da rotina profissional foi mudado para o trabalho remoto e, para algumas pessoas, ele ainda pode estar longe de voltar para o escritório. De acordo com a pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx), 90% das 213 empresas entrevistadas aderiram o home office como alternativa para a rotina profissional.
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Para manter a qualidade e produtividade rotina profissional de home office, é imprescindível ter um espaço adequado. Ferramentas de qualidade e hábitos que melhorem a organização das tarefas do dia também são uma mão na roda.
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“É importante pensar no bem-estar da rotina profissional do home office. Usar equipamentos que proporcionem uma melhor ergonomia para as tarefas diárias melhora a qualidade da produção além de otimizar o tempo de trabalho”, diz Thiago Tieri, gerente de marketing da Wacom no Brasil. “Para professores que ainda dão aula online, por exemplo, mesas digitalizadoras aprimoram as escritas e anotações que precisam ser feitas durante as explicações da aula.”
Confira, abaixo, dicas de como otimizar o home office.
Arrumar o espaço de trabalho
Estar concentrado na rotina profissional no home office é sempre ideal. Criar um ambiente de trabalho pode parecer uma dica simples, mas é essencial.
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Robert Half em 2020, um em cada cinco brasileiros afirmam que o maior desafio do home office é lidar com as distrações causadas por outras pessoas da casa. Portanto, definir bem o ambiente conscientiza todos do momento de trabalho em que cada um se encontra, além de tornar a rotina profissional mais agradável e trazer a sensação de escritório para o novo ambiente.
Ferramentas certas otimizam e potencializam a qualidade do trabalho
Seja para fotógrafos, professores, designers, editores, artistas ou, ainda, arquitetos: ter a ferramenta certa é crucial para garantir a qualidade da produção na rotina profissional. Uma mesa digitalizadora é imprescindível para trazer mais agilidade para os processos criativos.
Enquanto a precisão para elaborar frases ou traços com o mouse pode parecer impossível, mesmo para um profissional mais experiente, com essa ferramenta aliada ao home office é possível ter acabamentos mais ricos e realistas.
O 33Giga já falou algumas vezes sobre alguns dos melhores amigos de quem pratica home office. Alguns deles estão nas reportagens Testamos: 10 eletrônicos essenciais para melhorar sua vida no home office e
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Ergonomia e bem-estar
Outro ponto importante é pensar na ergonomia das ferramentas que você utiliza durante a rotina profissional. Ter almofadas de teclado ou mouse, cadeiras confortáveis e mesas com a altura ideal colaboram para o bem-estar do profissional e beneficiam na saúde física ao longo do tempo.
Canetas de mesas digitalizadores, por exemplo, podem oferecer uso ergonomicamente mais fácil e confortável para quem precisa ficar muitas horas em frente ao computador. Muitas não tem bateria ou necessidade de recarga, proporcionando horas de uso, sem interrupções.
Listar tarefas
Mais do que ser organizado, listar as tarefas que precisam ser feitas durante o dia é importante para otimizar o tempo na rotina profissional. Ver quais demandas precisam ser entregues no trabalho e saber separá-las das atividades pessoais faz a distribuição das horas do dia ser mais rentável.
Além disso, entender quais tarefas devem entrar em cada dia da semana prepara a agenda para o surgimento de qualquer imprevisto.
Entender o horário do home office
Estabelecer um horário exclusivo para o trabalho ajuda a criar uma rotina mais eficiente, além de entender como as demandas podem ser atendidas. Não misturar tarefas pessoais com profissionais, respeitar horários de almoço e pausas e o momento de encerrar o expediente é o ideal para que o tempo dedicado ao trabalho remoto seja otimizado.