Tags
Em 2020, o mundo passou por mudanças. A pandemia de covid-19 trouxe novas rotinas, tendências e novos hábitos. E o Twitter foi um dos lugares no qual as pessoas puderam se encontrar, participar de conversas e se informar sobre diversos assuntos. A 10ª edição do #Aconteceu – levantamento anual da plataforma sobre os principais temas abordados – traz um retrato de como as pessoas passaram este ano, como se mantiveram entretidas, as mudanças que geraram e as mensagens de apoio que compartilharam umas com as outras.
Aliás, por conta da situação adversa, não é nenhuma surpresa que a hashtag principal deste ano no mundo foi #covid19 – ela, e outras variações, foi tweetada quase 400 milhões de vezes. Com grande parte das pessoas ficando mais em casa, #FicaEmCasa foi a segunda maior hashtag do ano entre os brasileiros e a terceira globalmente (aqui, como #StayHome). Outras hashtags bastante usadas no País foram: #ChampionsLeague, #Eleições2020, #VidasNegrasImportam, #JuntosPeloPantanal, #SOSAmapá e #Beirute.
Leia mais:
As 100 celebridades mais seguidas no Twitter
Twitter: 10 dicas para dominar a rede social do simpático pássaro azul
Poetweet: ferramenta transforma seus posts no Twitter em poema
A seguir, você confere outras tendências que bombaram no Twitter em 2020:
Com o anúncio da pandemia global de #covid19, o Twitter se tornou um centro de informações e conversas sobre o assunto, reunindo desde notícias sobre o primeiro caso no Brasil, e de líderes e artistas que contraíram a doença, a pronunciamentos e opiniões sobre impactos econômicos no País e desdobramentos sobre a saúde dos brasileiros. A página especial de curadoria com informações confiáveis sobre ao novo coronavírus foi acessada por mais de 160 milhões de pessoas, mais de duas bilhões de vezes, em todo o mundo.
A recomendação #FicaEmCasa levou as pessoas a buscar novas maneiras de se conectar e interagir, e trouxe grandes mudanças na rotina e nos hábitos. Entre os que puderam ficar em casa, diversos brasileiros expressaram o amor às plantas pelo Twitter. De janeiro a julho, as menções diárias a mãe e pai de planta tiveram um crescimento de 140%. Além da flora, muitas pessoas voltaram suas atenções para os animais. Tweets sobre pets cresceram mais de duas vezes no ano em comparação com 2019.
Com as medidas de segurança e mais tempo em casa, o entretenimento foi forte aliado dos brasileiros neste ano. Tanto que 80% das pessoas no Twitter disseram que seus hábitos de consumo de entretenimento mudaram e 42% afirmaram estar assistindo mais TV.
Entre os reality shows, o Big Brother Brasil foi o mais comentado, gerando mais de 270 milhões de tweets, o equivalente a mais de 10 vezes o número da edição de 2019. Completam a lista A Fazenda, De Férias Com o Ex, MasterChef Brasil e The Voice Kids. Já entre as novelas, as reprises ganharam maior destaque: Avenida Brasil, Totalmente Demais e Fina Estampa foram as mais mencionadas na plataforma.
De acordo com o levantamento, o número de tweets sobre música teve aumento de 38% em relação ao ano passado. E as lives fazem parte deste crescimento. No início da pandemia, entre março e abril, foram gerados 12 milhões de menções sobre os shows à distância, sendo Marília Mendonça, Luan Santana e Péricles os mais comentados. E mais: o sertanejo deu o que falar. As conversas sobre o gênero cresceram mais de duas vezes em comparação a 2019 no Twitter.
Apesar de ter ficado paralisado em todo mundo durante parte do ano, o esporte continuou sendo tema de diversas conversas no Twitter. Em 2020, foram contabilizados 241 milhões de tweets no Brasil. Aqui, o atleta mais mencionado foi Neymar. Sem contar que o tweet publicado pelo jogador sobre sua preparação para a partida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa foi o mais retweetado do ano no País.
Gabigol, Cristiano Ronaldo, Everton Ribeiro e Lionel Messi também figuraram na lista dos atletas de maior menção no Twitter. Entre os clubes mais comentados, Flamengo ficou na liderança, seguido de Vasco da Gama, Corinthians, Fluminense e Palmeiras.
As diversas interações de tweeteiros na plataforma também geraram muitas conversas no Brasil. Luscas foi o mais comentado no País pelo segundo ano consecutivo. Também estão na lista Felipe Neto, Maisa Silva e Whindersson Nunes.
No cenário político, o Twitter facilitou que as pessoas encontrassem e participassem das conversas sobre o assunto, além de dar acesso a notícias em tempo real e a oportunidade de ser parte dos debates sobre os mais diversos temas, incluindo as #Eleições2020 do Brasil e dos Estados Unidos. Globalmente, os políticos Donald Trump, Joe Biden, Barack Obama, Narendra Modi e Kamala Harris figuraram entre as pessoas mais comentadas na plataforma neste ano.
O ano foi marcado por importantes movimentos sociais e ambientais que repercutiram no Brasil e no mundo. No Twitter, #VidasNegrasImportam (#BlackLivesMatter, em inglês) foi tema de diversos debates, ao lado de #JuntosPeloPantanal e #SOSAmapá. A explosão em #Beirute também gerou grande movimentação, já que a plataforma foi fonte de informação em tempo real sobre o assunto.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga