Tags
O Tinder foi dominado pela Geração Z em 2019. Oficialmente, os jovens entre 18 e 24 anos são a maior comunidade dentro do app. Basicamente, a galera usa muito emoji e está sempre disponível para duas coisas: litrão e lanches.
Leia mais:
No Brasil, Orkut é banido do Tinder e xinga muito no Twitter
Os 5 maiores erros cometidos por usuários de aplicativos de namoro
Para falar sobre si mesmo, por que não usar um emoji? A geração Z usa muito esse recurso em suas bios do Tinder. Eles também são muito românticos, mas sem deixar de lado aquela segunda intenção. Os emojis mais usados em bios foram ❤️️😉🔥. Mas os mais jovens também têm aquele lado sério, conceitual, e usaram bastante o 📚. E sem nunca esquecer da diversão, digitaram muito 🌈,🎶 e 🍻.
Em 2019, também aconteceu uma verdadeira comoção nacional que não deixou ninguém de fora: a febre da Jennifer! Em janeiro e fevereiro, todo mundo, de todas as idades, perfis e regiões, só pensava em encontrar ela no Tinder. Por isso, o número de downloads, sign-ups e interações do app no Brasil cresceu muito no começo do ano, tudo por conta desse hit do Verão.
Feito para criar conexões, as bios do Tinder são essenciais para chamar atenção de qualquer crush em potencial. Pelo o que se viu em 2019, os mais novos são bem fáceis de agradar, é só “vir de zap”, falar de viagens, bar e seriados. Mas, desbancando todos os termos, a palavra mais usada nas biografias é uma direta e reta: quero. E quem é que não quer, não é mesmo? Confira as outras expressões mais usadas:
2019 – termos mais usados em bios | |
|
|
O que o jovem gosta é de um bom e velho xaveco clichê. E o que não falta no vocabulário do Tinder em Português são os jargões mais cheios de estilo. “Mozão” segue sendo um dos termos mais usados no aplicativo, mas 2019 é o ano que marca o reinado absoluto do “Deus me livre, mas quem me dera”. Como está todo mundo buscando ser notado por um contatinho, outros xavecos bem conhecidos também foram super usados, confira abaixo:
2019 – xavecos mais usados | |
|
|
Este ano não teve eleição, mas os jovens seguiram engajados no assunto, deixando bem claro em seus perfis os seus posicionamentos políticos. O termo Bolsonaro cresceu em 2019, e apareceu 50% a mais do que em 2018 nas bios do Tinder. Já o #LulaLivre também foi mais escrito, crescendo três vezes mais em comparação ao ano passado.
Os 30 são os novos 20, e os millenials ainda são jovens. Apesar de terem – ao menos no Tinder – muito em comum com os Gen Zs, algumas coisas são bem diferentes: os 25+ são fãs do bom e velho 🍷 vinho, e usam o termo três vezes mais do que os 25-. Eles também falam sobre ✈️ viagem, chegando a usar o termo ainda mais que os novinhos. Outra preocupação de quem está chegando aos 30 é o 💻 trabalho. O termo é citado por eles duas vezes mais.
Já os Gen Zs gostam muito mesmo de assistir 📺 série, e usaram a palavra o dobro de vezes que os mais velhos nas bios. Apesar de ter sido criada na época dos millennials, o 📻 funk é o estilo musical dos novinhos mesmo – eles abordam o tópico quase duas vezes mais do que os Millennials. Já 🍻 breja foi usado duas vezes mais pelo mais jovens.
Sabe aquele papo de “ai, eu gosto de todo tipo de música, sou bem eclético” na hora do xaveco? Os usuários mostraram, na prática, que isso é verdade mesmo. A lista de artistas favoritos citados nos perfis do Tinder é uma verdadeira baguncinha boa! O americano Post Malone é o mais querido, mas a lista ainda passa pelo pop de Camila Cabello e pelo rap do Young Thug. Quer farofa mais eclética do que essa?
Bilie Eilish é uma verdadeira febre entre os mais novos, e aparece como uma das artistas mais citadas entre os Gen Zs, assim como os brasileiros Djonga e Matuê. Já os Millennials mostraram que curtem muito Lil Tecca, Lizzo e Ed Sheeran.
Já entre as músicas mais lembradas, são duas unanimidades entre as gerações: Closer, do Post Malone, e Señorita, do Shawn Mendes com Camila Cabello, são as mais populares.
A campeã no número de deslizadas no Brasil foi Curitiba. O segundo lugar também ficou para uma cidade do sul: Porto Alegre. São Paulo, a maior cidade do País, ficou em terceiro lugar, seguida por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que facha o top five. Confira, abaixo, as 20 que mais fizeram swipes este ano:
2019 – Cidades brasileiras com maior número de swipes | |||
|
|
|
|
Se tem algo que as gerações mais jovens podem dizer que têm em comum é o sentimento compartilhado de 🤦🏼♀️ com o que está acontecendo no mundo. O uso desse emoji nas bios do Tinder cresceu 41% em 2019.
E não é só no Brasil que os jovens curtem deslizar para o lado à procura de alguém especial. As Olimpíadas ainda podem demorar meses, mas Tóquio já conquistou o ouro como cidade com o maior aumento de swipes por usuário em 2019. Os nórdicos também conquistaram medalhas bem especiais, com Oslo e Copenhague na lista, assim como a Europa Oriental, cortesia de Varsóvia e Budapeste.
2019 Cidades com maior crescimento de Swipes por usuários | |
|
6. Budapeste- HUN 7. Paris – FRA 8. Birmingham – GBR 9. Munique – DEU 10. Hong Kong – HKG |
Em 2019, junho foi um mês super importante e marcante para o Tinder. O mês do orgulho LGBTQI+ trouxe uma grande novidade: o “matching mania”, fazendo de junho o mês com mais matches do ano. Mas o Orgulho LGBT+ não teve ótimos resultados apenas neste mês. O uso de 🌈 nas bios do Tinder também aumentou 15% globalmente de 2018 a 2019.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga