Tags

Notícias

Resumão da WWDC 2020: novo iOS 14, chips próprios e mais novidades da Apple

Créditos: Divulgação/Apple
23 junho, 2020
Bianca Bellucci

Durante esta semana, de 22 a 26 de junho, a Apple realiza sua conferência anual para desenvolvedores. Por conta da pandemia de covid-19, a WWDC 2020 (Worldwide Developers Conference) está sendo exibida ao vivo pelo YouTube. A seguir, você confere um resumo dos principais anúncios feitos pela empresa da maçã ontem.

Leia mais:
Testamos: iPhone 11 traz poucas e boas inovações a partir de R$ 4.999
De frente com Siri: 30 respostas engraçadas da assistente pessoal da Apple
Testamos: Apple TV+ tem apenas 14 títulos gratuitos – restante do catálogo é pago

iOS 14

A maior novidade anunciada pela Apple está na versão do iOS 14. O sistema operacional agora contará com um recurso chamado App Library. Na prática, ele organiza automaticamente aplicativos em grupos para reduzir o número de páginas na tela inicial. Será possível, inclusive, ocultar aquelas que você não usa com tanta frequência.

O novo sistema também traz a possibilidade de adicionar widgets na tela inicial – algo à la Android. Estarão disponíveis diferentes aplicativos e formatos. O que chama mais atenção, entretanto, é o Smart Stack. Ele reunirá todos seus apps favoritos em um único lugar. E mais: ele mudará automaticamente ao decorrer do dia. Por exemplo, de manhã estão as notícias, já a tarde, aparece sua agenda de compromissos.

Ainda vale destacar duas novidades interessantes. O modo PiP (picture-in-picture) permitirá assistir a vídeos em segundo plano independentemente da plataforma em que o usuário estiver. Já o upgrade da assistente virtual Siri aumentou seu banco de dados em 20 vezes.

Processadores próprios para o Mac

A empresa relevou que começará a desenvolver seu próprio processador para computadores Mac, que, anteriormente, era feito pela Intel. O projeto, chamado de Apple Silicon, traz modelos muito parecidos aos que alimentam o iPhone e o iPad – o que significa que os aplicativos que rodam no iOS e iPadOS também serão compatíveis com o macOS.

Os primeiros computadores com processador da Apple devem chegar ao mercado ainda em 2020.O período de transição total dos modelos com chip Intel para os próprios deve levar cerca de dois anos.

Quando o assunto é Mac, vale ressaltar que o sistema operacional também recebeu uma repaginada. Ícones serão redesenhados, uma nova Central de Controle será adicionada e o navegador Safari terá um visual mais limpo e funcional.

iPadOS 14

Novidades singelas chegam ao sistema operacional do iPad. A atualização traz mudanças no design de alguns aplicativos, como Fotos, Música e Calendário. O grande diferencial no software, porém, está nas chamadas de voz e vídeo. Em vez de preencher a tela toda, ela aparecerá como uma notificação, compactada na parte superior do tablet.

A caneta Scribble é outro destaque. Com ela, é possível converter algo manuscrito em texto digital. Sem contar que o acessório é bem espertinho. Ao notar um número de telefone ou endereço, por exemplo, ele reconhece e automaticamente sugere interação com a agenda ou o GPS.

watchOS 7

Dois novos recursos chegam ao Apple Watch, o relógio inteligente da marca. São eles: o monitoramento de sono e a captação de movimentos de dança. Sem contar que o acessório ajudará o usuário a lavar as mãos da forma correta, cronometrando o tempo recomendado pelas organizações de saúde.

O watchOS 7 ainda dará mais opções de personalização da interface, para facilitar o acesso a informações importantes. Os layouts podem ser baixados pelas redes sociais e em sites encontrados na internet, além de serem compartilhados entre amigos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, confira a evolução do iPhone:

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.