Os discos de vinil não fazem sucesso apenas com colecionadores. Hoje, as vendas dos bolachões geram mais dinheiro para a indústria musical do que sites como o YouTube. De acordo com um estudo apresentado pela International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), e publicado pelo site The Wrap, as vendas de vinis em 2016 foram as maiores desde 1988. Só nos Estados Unidos os discos renderam US$ 416 milhões, enquanto os streamings ficaram em US$ 385 milhões.
Por mais que o mercado esteja em alta e a procura pelos discos cada vez maior, nem sempre é fácil conseguir os títulos desejados. Por isso, os primos curitibanos Rômulo Troian e Lucas Stavitzki criaram a luvnyl, uma rede social que permite gerenciar sua coleção e ainda coloca em contato quem quer comprar com quem quer vender.
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Na prática, você cria um perfil gratuito na rede e cria uma lista de desejo com os títulos que procura para comprar ou trocar, e assim vai montando sua coleção, trocando informações ou até conhecendo gente nova. Do outro lado, os comércios e sebos que vendem os vinis podem criar uma lojinha dentro da luvnyl para expor seus produtos e atrair clientes.
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Criada em junho de 2016, a plataforma já conta com 3 mil usuários e uma oferta de 10 mil discos de vinil. Segundo dados oficiais, curiosamente o público-alvo da luvnyl são jovens entre 18 e 35 anos, que é a faixa etária responsável por movimentar o comércio atual dos bolachões.