Tags
A imagem que abre esta reportagem foi uma das últimas a ser publicada no Fotolog, uma plataforma popular em meados de 2000 que misturava blog com fotos. Isso porque, no comecinho de janeiro, ele saiu do ar sem avisar ninguém. Seus aplicativos desapareceram das lojas do Google e da Apple e o site não entrava. Junto com ele, desapareceram imagens e posts que alguns usuários não tinham salvos em outros lugares.
Por causa da falta de informações da proprietária francesa Hi-Media, os internautas passaram a reivindicar o direito de recuperar seu conteúdo. No Brasil, foram mais de 100 solicitações no Reclame Aqui (nenhuma atendida) e um sem-número de reclamações nas redes sociais.
A questão é que o burburinho deu certo e o Fotolog voltou ao ar por um tempo limitado. Os usuários poderão visitar a página até dia 20 de fevereiro para recuperar suas fotos. Após o período, ele sairá do ar permanentemente.
Para readquirir o conteúdo, basta acessar sua antiga página e manualmente salvar foto por foto, post por post. Sim, não existe uma forma mais prática de reaver tudo que tinha em seu Fotolog. Assim, não há a necessidade de fazer login. Também não dá para recuperar a senha, pois a plataforma promete enviar um e-mail com instruções, mas não o faz.
As imagens são salvas em um tamanho consideravelmente pequeno para os padrões atuais. As fotos tem cerca de 500 x 370 pixels.
Caso queira agilizar o processo de download é possível usar uma extensão para o Mozilla Firefox. Com ela dá para baixar todas as imagens presente em uma página de uma só vez. Para saber como usar a ferramenta, clique aqui.
Vale lembrar que apenas o site do Fotolog voltou para o ar. Os aplicativos não ressurgiram das cinzas – e, provavelmente, nem irão.
Últimas fotos do Fotolog
Abaixo você confere as 10 últimas fotos autorais publicadas no Fotolog com o nome do usuário e os país de onde publicaram as imagens. Elas foram tiradas do próprio diretório da plataforma (você pode conferi-lo aqui).