As TVs com tecnologia 4K estão ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Chamados também de Ultra HD, tais televisores reproduzem imagens formadas por 8,3 milhões de pixels, quatro vezes a mais do que uma resolução Full HD. Isso significa que agora o consumidor pode ter acesso a detalhes nunca antes vistos. Porém, antes de levar a TV para a casa, é importante prestar atenção em alguns detalhes. A Samsung aponta as dicas essenciais para não errar na compra.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
O que é uma TV 4K de verdade?
Para que uma TV consiga reproduzir tudo que a tecnologia 4K apresenta de benefício, os 8,3 milhões de pixels devem ser capazes de formar individualmente todas as cores que o aparelho dá suporte. Isso garante que as imagens geradas sejam fiéis as que foram filmadas.
Atualmente, os equipamentos de filmagem utilizam o sistema RGB (red, green e blue). As TVs usam o mesmo sistema e, assim, conseguem manter a fidelidade das cores que foram capturadas. Porém, alguns modelos 4K são equipados com uma estrutura chamada RGBW. Neste caso, uma das tonalidades do sistema RGB é substituída pelo branco, o que resulta em cores mais lavadas e perda de nitidez.
Para reconhecer se uma TV 4K utiliza ou não o pixel branco que prejudica a qualidade da imagem, é possível fazer um teste nas lojas usando o seu próprio smartphone. Pegue seu celular, abra a câmera digital e enquadre uma parte da tela que seja predominantemente branca. Tire uma foto com a palmo de distância. Se aparecerem pixels brancos na imagem, então o televisor não é um 4K certificado.
A TV tem certificação?
Outra forma de verificar se a TV não possui o pixel branco é procurar por aparelhos certificados pela Consumer Electronics Association (CEA) e a Digital Europe (DA). Essas associações são responsáveis pela determinação dos padrões existentes e só fornecem selos para modelos que utilizam a tecnologia RGB. Caso encontre outra “certificação”, desconfie, pois pode ser RGBW.
O 4K é compatível com HDR ?
A função HDR é extremamente importante na hora de escolher o modelo 4K mais adequado. Isso porque a tecnologia é compatível com a resolução e traz um novo patamar de brilho e contraste, que antes só era visto na produção de filmes e séries. Sendo assim, o HDR permite que detalhes antes impossíveis de se ver em imagens muito claras ou muito escuras não sejam mais deixados para trás.