33Giga

Quase 73% dos brasileiros querem sair das mídias sociais, aponta pesquisa

A maioria das pessoas que usam redes sociais gostaria de abandoná-las porque, em muitos casos, as consideram uma perda de tempo. Os dados coletados por uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab apontam que os usuários apenas permanecem nas mídias sociais, como Facebook e Instagram, pois têm medo de perder suas recordações digitais e o contato com seus amigos.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Uma pesquisa anterior destacou a forte tendência a usar dispositivos digitais como um repositório externo de memórias. Outros estudos também demonstraram que as pessoas não conseguem resistir à tentação de conferir conversas e atualizações de status nas mídias sociais em seus celulares. Além disso, os usuários são autocríticos e estão conscientes dessa fixação – 37% dos participantes brasileiros disseram acreditar que estão perdendo tempo nas redes sociais. Quase 73% dos respondentes afirmaram que já pensaram na possibilidade de abandonar as mídias.

Apesar da disposição de sair das redes sociais, as pessoas sentem-se obrigadas a ficar. No Brasil, a maioria (68%) acredita que, se abandonasse, perderia contato com seus amigos. Já 21% dos participantes estão menos preocupados com os colegas, mas têm medo de não conseguir recuperar suas lembranças digitais – como fotos – se precisassem sair de uma mídia.

A Kaspersky Lab realizou uma pesquisa on-line com 4.831 respondentes, sendo 887 brasileiros. A análise continha oito perguntas e foi traduzida em nove idiomas: inglês, espanhol, português, francês, italiano, alemão, russo, japonês e turco. O link para a pesquisa foi divulgado usando promoções pagas do Facebook e no Twitter.