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Entenda as diferenças entre apps free, lite, freemium e premium

Não são apenas os centavos a mais ou a menos que diferenciam um aplicativo do outro. As versões à disposição dos usuários contam com benefícios, conteúdos e funcionalidades que variam e são concebidas para cada tipo de público. A seguir, Roberto Icizuca, diretor de criação da Ø1 Digital (empresa que oferece soluções de comunicação digital mobile), explica cada um dos modelos disponíveis. Confira!

Gratuito
Os apps inteiramente gratuitos (para download e utilização) geralmente contam com uma função específica. Entre eles estão alguns dos mais populares, como o Facebook, o Instagram e a maior parte dos produzidos pelo Google, bem como alguns jogos. Em muitos aplicativos, porém, a presença de janelas com anúncios é constante, já que se trata de uma das formas mais simples de monetizar com o conteúdo free.

Lite
Essa versão pode ser baixada de graça para que o usuário tenha uma “degustação” da experiência. Os apps lite, antes conhecidos como demos, costumam vir com bloqueios de modo. Assim, o usuário tem que pagar pela versão final para acessar todas as funcionalidades. Algumas empresas criam esse tipo de app para um público específico, como é o caso do Facebook com sua versão lite, mais leve, com menos funcionalidades, para atender os países emergentes que têm precariedade no acesso à internet.

Freemium
Neste tipo de aplicativo o pagamento pelo seu uso não é feito de forma direta, mas ele próprio é uma verdadeira loja cheia de funcionalidades para serem compradas. O app é gratuito para download, e pago para quem desejar. O modelo é bastante usado para jogos em que o usuário espera ou paga um valor para garantir a continuação em uma fase. “A verdade é que as pessoas só comprarão as funcionalidades pagas no programa se puderem conhecê-las. É como um filme e seu trailer: as melhores partes estão ali para que o público se interesse pelo todo”, diz Icizuca.

Premium
Esse modelo pode funcionar bem para qualquer app ou jogo, mas deve ser particularmente relevante para os que contam com muitas funcionalidades ou que atendam a um nicho muito específico de mercado. Algumas categorias, como a de jogos infantis, podem monetizar com esse tipo de app pago, em vez de apostar em anúncios ou compras dentro do aplicativo. Entretanto, esse modelo pode limitar o potencial de lucro, especialmente nos mercados emergentes, no qual os apps Freemium, Lite e Gratuitos são mais aceitos.