Em um mundo que não dispensa tecnologias, torna-se cada vez mais essencial saber como elas realmente funcionam. As linguagens de programação são uma boa porta de entrada para esse mundo (e também para as áreas de desenvolvimento de grandes empresas). Se só de pensar em aprender a programar, você já fica com dor de cabeça, saiba que existe uma linguagem que foi feita para você.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Python é uma linguagem de programação conhecida por características que a fazem ser uma linguagem ágil, objetiva e fácil de aprender. Para quem está se iniciando na programação, ela é a linguagem indicada para o primeiro aprendizado. E é também por esse motivo que empresas e pessoas a estão procurando cada vez mais.
A linguagem, criada em 1991, é orientada a objetos e possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e sem fins lucrativos. Seu público-alvo é todo mundo que queira aprender a programar de forma simples: universitários, empresas e até mesmo para fins pessoais. Não bastasse sua simplicidade, a Udemy Brasil, uma marketplace de ensino e aprendizado, elencou outros motivos para você começar a investir nessa linguagem. Confira:
1. É simples
O Python é uma linguagem de alto nível, o que faz com que você não tenha que saber outras linguagens para trabalhar com ela. A lógica usada para programar, muito parecida com a lógica que também usamos para nos comunicar em língua portuguesa, pode ser aplicada diretamente ao código.
É uma linguagem simples porque requer menos código para concluir algumas tarefas básicas, é de fonte livre e aberta e possui uma grande comunidade de apoio para seus desenvolvedores. Com apenas uma linha de código, é possível determinar uma sequência e montar uma lista. Ficou interessado? Este curso é altamente indicado para iniciantes no Python!
2. Pode ser aplicado em diversos contextos
Não é porque é uma linguagem simples que o Python não pode ser usado de forma robusta. Google, YouTube, Disney, NASA e IBM são empresas gigantes que abusam dessa linguagem dentro de suas organizações.
Alguns exemplos de usos diversos da linguagem são: back-end de sistemas web, ciência de dados, machine learning, simulações. Se você quer crescer junto com o mercado e fazer parte desse cenário de empresas gigantes, é essencial que desenvolva suas habilidades em Python.
Nem toda linguagem de programação possui aquelas regras difíceis de serem compreendidas. Quer um exemplo prático? Nessa linguagem, um comando termina quando a linha acaba.
Isso significa que as regras ou exigências do Python são reduzidas. Uma linha de código é suficiente para executar tarefas que, em outras linguagens, precisam de três linhas, no mínimo. Com Python, as chances de erro do programador são menores.
4. É multiplataforma
Por ser uma linguagem interpretada, e não compilada, o Python roda em diferentes plataformas — basta ter um interpretador para processar o código. Em vez de ser processada por um compilador para um formato específico, o código-fonte é lido por um interpretador e convertido em código executável por uma máquina. Saiba aqui como desenvolver aplicações comerciais para diferentes tipos de plataforma.
É sempre de grande ajuda contar com relatos e suporte de uma comunidade voltada para a linguagem de programação. Principalmente se você está desenvolvendo um projeto com o auxílio de Python. E essa comunidade existe, você pode acessá-la aqui.
Se preferir, também pode acessar uma extensa documentação oficial, feita por programadores durante o desenvolvimento da linguagem. É a comunidade em volta do Python que faz com que a linguagem seja tão democrática.
Por isso, não dá para deixar de aprender essa linguagem, ainda mais se você pretende se manter atualizado para o mercado de trabalho. A Udemy Brasil listou, abaixo, alguns cursos para quem já pretende se iniciar na arte do Python e turbinar o currículo.