Tags
Quem já digitou errado algum endereço de site sabe que, se a página não existir, aparecerá uma mensagem dizendo ‘Erro 404 – página não encontrada’. André Miceli, professor e coordenador do MBA em marketing digital da FGV e diretor do Infobase, teve a ideia de, em vez de desperdiçar pesquisas, usar essas páginas para ajudar a encontrar pessoas por meio da campanha 404 do Bem.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
“O objetivo é tornar úteis essas páginas de erro, é oferecer um significado e uma funcionalidade a elas. Organizações de todos os tipos poderão participar, mas nessa primeira fase cadastramos diversas ONGs que localizam pessoas desaparecidas. Quando o erro 404 aparece, ele redireciona para um site, que é o 404 do Bem, e a página apresenta uma foto de algum desaparecido, indicado pelas organizações cadastradas”, explica Andre Miceli.
Ao clicar em uma página inexistente, o usuário é impactado pela mensagem: “Poxa, não achamos a sua página, mas você pode nos ajudar a achar alguém. A pessoa ao lado está desaparecida e acreditamos que você pode ser responsável por mudar esta história. Se tiver informações que possam nos levar de encontro a ela, não deixe de entrar em contato. Amigos e familiares aguardam esperançosamente pela sua ajuda”.
A iniciativa voltada para pessoas desaparecidas é apenas o primeiro passo. A ideia do professor é ampliar a rede e atender outras instituições e causas de responsabilidade social.
Leia mais:
Refeições, câmeras de segurança e mais: conheça diferentes serviços de economia colaborativa
Startup lança plataforma gratuita que ajuda a reduzir em até 35% a conta de energia
Google oferece teste online para ajudar no diagnóstico da depressão