Tags

Dicas

Problemas com a internet? Trocar de roteador pode ser a solução

Créditos: nicolasnova via Visual hunt / CC BY-NC
15 setembro, 2016
Da Redação, com assessoria

Nem sempre a operadora ou provedora que fornece banda larga é culpada pela conexão estar lenta na sua casa ou escritório. Reclamação de muitos consumidores, o problema pode estar, na verdade, no fato de você usar um roteador muito antigo. Além de não ter a velocidade adequada, esse equipamento ultrapassado peca também no desempenho, pois utiliza um padrão de comunicação que não mais atende as demandas de conectividade atuais: a banda de 2,4Ghz.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

O que acontece é que essa frequência, que é responsável por levar o sinal da internet do roteador para cada equipamento conectado, é bem limitada, já que tem apenas três canais de transmissão. Ou seja, se um vizinho tiver um roteador que opere em 2,4Ghz e usar o mesmo canal a probabilidade de interferências é bem grande.

Segundo Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, para garantir maior tranquilidade na navegação, o ideal é procurar roteadores que operem, além da banda de 2,4Ghz, com 5Ghz, os chamados dual band. Dessa forma, ele funcionará em uma frequência mais ampla que conta com 23 canais que não se sobrepõem.

“Esses roteadores têm o protocolo 11AC, que é a quinta geração do Wi-Fi e entrega muito mais potência, velocidade e confiança”, explica Rodrigo. Esse tipo de equipamento é fácil de ser achado no mercado e tem valores cada vez mais competitivos, sendo encontrados por pouco mais de R$200.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.