A primeira missão lunar da Coreia do Sul deve ter início hoje (4), quando a sonda Danuri será despachada por um foguete Falcon 9, da SpaceX. O lançamento está marcado para ocorrer às 20h08, no horário de Brasília, a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). É possível assistir à decolagem por meio deste link.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
O objetivo principal da primeira missão lunar da Coreia do Sul é estudar a superfície do satélite, buscando depósitos de gelo e outros compostos, como silício, alumínio, hélio-3 e urânio. Com esses dados, será possível identificar potenciais locais de pouso que vão ajudar a planejar futuras missões robóticas e tripuladas.
Para isso, a sonda carrega seis equipamentos. Cinco deles foram desenvolvidos por universidades sul-coreanas e organizações de pesquisa, que incluem sensores, câmeras, magnetômetros e espectrômetros. O último é uma câmera orbital oferecida pela NASA, a agência espacial norte-americana. Isso porque o projeto é fruto de um acordo de cooperação entre os dois países.
Se conseguir partir conforme o planejado, a sonda chegará à Lua em meados de dezembro deste ano e deverá orbitar o satélite por pelo menos um ano.
É válido destacar que essa é apenas a fase inicial da primeira missão lunar da Coreia do Sul. Na segunda etapa, ainda sem expectativa de lançamentos, cientistas planejam enviar outro orbitador, um módulo de pouso e um rover.
Leia mais:
Amostra lunar coletada e lacrada há 50 anos é aberta pela NASA
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua
Aplicativo aponta qual era fase a lua quando você nasceu