Mais do que simplesmente sair por ai em busca dos monstrinhos poderosos, o Pokémon GO exige escolhas difíceis e batalhas cheias de explosão para que o jogador se torne um verdadeiro mestre Pokémon. A vida é bem tranquila nos primeiros dias de jogo, mas quando o usuário chega ao nível 5, ele será convidado a fazer parte de um time. A decisão é única e o acompanhará pelo resto da jornada, por isso é preciso pensar muito bem antes de escolher uma equipe.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
As opções disponíveis são os times Valor (vermlho), Mystic (azul) e Instinct (amarelo). Cada uma das equipes é representada por um líder e uma ave lendária. Vale lembrar que a escolha não irá interferir diretamente no desempenho da pessoa no jogo, ela funcionará mais como um “clã” que lutará junto para conquistar espaços. O legal é que a divisão de times cria uma rivalidade natural e saudável entre os jogadores, pois o papel e desempenho das equipes está diretamente ligada à performance de seus membros.
Qual eu escolho?
Pode parecer bobeira, mas escolher uma equipe não é tarefa fácil, e você pode fazê-la com base em uma série de justificativas. Para quem não quer perder tempo, é possível simplesmente decidir a cor que você mais gosta entre as que representam os times. Quem acompanha a saga desde os anos 1990, também pode ter sua escolha influenciada pela referência aos mascotes Moltres (#TeamValor), Articuno (#Team Mystic) e Zaptos (#Team Instinct), aves lendárias do mundo Pokémon.
Ou, por estratégia, você também pode se render ao grupo com o maior número de integrantes – o que garante vantagem na hora de dominar ginásios. De acordo com um levantamento feito pela Adobe Social, o time mais popular nas redes sociais é o Mystic, com 43% de preferência. O Valor vem na segunda colocação, representado por 32% dos internautas, enquanto a equipe Instinct conquistou apenas 23% da galera.
Se você quer levar sua decisão mais a sério, analise muito bem as características de cada time e escolha aquele que tiver mais semelhança com sua personalidade e estilo de vida. O #TeamValor, por exemplo, é liderado por Candela e tem membros movidos a paixão, coragem e força. Já o #TeamMystic está sob o comando de Blanch e costuma tomar decisões guiadas pela calma, sabedoria e intelecto, enquanto o #TeamInstinct, como o nome sugere, é composto por treinadores que confiam de olhos fechados em seus instintos naturais.
Ginásios
Os ginásios são aquelas estruturas altas que chamam a atenção nos mapas de Pokémon GO. Depois de decidir e confirmar um time, você poderá começar a treinar seus monstrinhos nos ginásios dominados pela sua equipe, lutar contra os que tentam tomá-los e conquistar arenas de outras cores.
Para defender ou tentar conquistar ginásios de outras equipes será preciso colocar seus Pokémons mais poderosos para batalhar. Na hora da luta, deslizar o dedo de um lado para outro na tela faz com que seu monstrinho se esquive das investidas do inimigo. Para contra-atacar, basta tocar no personagem.
Já os ataques especiais – que todo Pokémon tem – dependem de uma barrinha que se enche conforme seus monstro dá uma sequência de golpes comuns. Quando ela ficar completa, é só tocar e segurar sobre o adversário e soltar toda a sua fúria. Vale lembrar que se um personagem seu está defendendo o ginásio X e é desafiado para uma luta enquanto você não está geograficamente próximo ao local, ele lutará no modo automático. Por isso a dica é conquistar arenas próximas a sua casa, trabalho, escola.
Outra dica importante é pensar de forma lógica na hora de escolher que Pokémons defenderão os ginásios de sua equipe. Afinal, monstrinhos de fogo não têm muitas chances contra os de água, que serão prejudicados pelos de grama, mas que têm desempenho melhor contra os de pedra, por exemplo.
Treine muito
Assim como os treinadores, os ginásios também podem subir de nível (dentro de um total de seis). A cada novo level atingido, cria-se a possibilidade de adicionar mas um Pokémon para defender o local. O poder da arena sobe de acordo com as vitórias da equipe representante e decai de acordo com as derrotas, pois ambas trabalham com o ganho e perda de XP (saiba mais aqui). Se um adversário derrotar todos os monstrinhos, o ginásio em questão passa a ser da equipe vencedora.
Além da diversão, dominar um ou mais ginásios também traz outros privilégios bacanas. Nesses casos, a cada 20 horas o treinador pode ir até a loja do jogo (leia aqui) – onde só se pode fazer compras com PokeCoins ou dinheiro de verdade – e pegar de graça um número X de moedas por Pokémon que está protegendo sua arena.
O esquema é juntar sua equipe para proteger e conquistar cada vez mais ginásios. Dessa forma, vai ser possível batalhar com ainda mais Pokémons e ainda colher diariamente um grana legal para otimizar seus itens e se tornar um mestre Pokémon invencível!