33Giga

Frisson: conheça playlist com mais de 700 músicas que dão arrepios

Close up portrait of an attractive blonde woman laying down on a hammock listening to music, with her eyes closed and smiling.

De Prince a Wolfgang Amadeus Mozart. De Billie Holiday a Kanye West. Passando por The Smiths, Amy Winehouse e Meat Loaf. Uma playlist do Spotify com 715 músicas e mais de 66 horas de reprodução foi elaborada por uma dupla de neurocientistas com o intuito de causar uma sensação específica nos ouvintes: frisson.

Leia mais:
As 50 maiores músicas pop da história
Saiba compartilhar trechos de músicas do Spotify nas redes sociais
Ferramenta aponta se seu gosto musical é compatível com o de amigos

Frisson é uma palavra francesa que pode ser definida como “um sentimento ou uma sensação prazerosa repentina de excitação ou emoção”. Na prática, é uma resposta física a um estímulo, sendo possível senti-la na pele, com formigamentos, arrepios ou até mesmo calafrios.

A playlist foi montada pelo site QUARTZ baseada em uma pesquisa de Rémi de Fleurian, doutoranda no laboratório de cognição musical da Queen Mary University of London (QMUL), na Inglaterra, e de Marcus Pearce, professor sênior de percepção musical na mesma escola.

Os neurocientistas compilaram músicas que foram identificadas anteriormente como indutoras de arrepios. Então, usando dados do Spotify, eles combinaram cada canção com outra obra do mesmo artista que era aproximadamente igual em duração e popularidade. Em seguida, compararam as duas faixas, procurando características em comum.

O que a dupla percebeu é que, no geral, as músicas que causam frisson são relaxantes, mais silenciosas, não dançantes, lentas, não elétricas, e instrumentais – algumas apresentam todas ou apenas algumas dessas características.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Abaixo, confira as 100 primeiras faixas da playlist de frisson montada pela QUARTZ. Para conferi-la por completo, clique aqui: