Em uma visita a um supermercado, você já deve ter se deparado com uma grande placa indicando a “última chance” de comprar determinados produtos, pois eles estão se aproximando da data de vencimento. Essa é uma prática muito comum em muitos estabelecimentos que, para ter o mínimo de prejuízo possível, acabam vendendo esses itens a preço de custo. O que beneficia e muito o bolso do consumidor.
A questão é que, agora, em vez de ir de mercado em mercado, você pode ver esse tipo de grandes promoções em uma vitrine virtual diretamente do seu computador ou celular. O Ndays é uma plataforma online que funciona como intermediador entre quem precisa vender rápido e quem procura produtos para consumo imediato – e a preços mais acessíveis.
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O site entrou no ar em dezembro, mas a ideia nasceu há mais de um ano. Os sócios Paulo Teixeira e Gustavo Zanetti — ambos com experiência no ramo de tecnologia e atendimento ao consumidor — se sensibilizaram pelo volume de desperdício no varejo brasileiro. “O número é absurdo e não é só de alimentos, todas as indústrias são afetadas. Os produtos simplesmente são jogados fora e, além do desperdício, também tem o prejuízo para os estabelecimentos”, conta Gustavo, cofundador e diretor de marketing do Ndays.
E é justamente esse o diferencial da Ndays: mais do que abraçar uma causa sustentável, a empresa também beneficia os varejistas e os consumidores. Todo mundo sai ganhando. Atualmente, o site tem 50 parceiros que veem na plataforma mais uma chance de aumentar sua taxa de retorno no fim do mês.
Menos desperdício, menos prejuízo
Segundo Gustavo, o site foi desenvolvido pensando na usabilidade e na forma como os produtos seriam dispostos. Isso porque permite que o consumidor analise as promoções por prazo de vencimento, o que ajuda a não perder as oportunidades que acabarão mais rápido. A plataforma também usa um moderno algoritmo para que os produtos mais próximos do vencimento sejam os primeiros selecionados na hora da compra.
Para ser justo, atrativo ao consumidor e não bater com os preços que já são praticados em outros sites, o fundador explica que os parceiros devem aceitar uma redução de 25% a 30% no valor do produto. “Para isso, fazemos um trabalho de negociação para mostrar ao varejista que vale mais a pena ele vender com certa perda do que ter 100% de prejuízo”, destaca.
Contudo, a disposição em abaixar os preços dos produtos tem trazido bons frutos aos varejistas. Gustavo comenta que, logo no primeiro mês, os parceiros já têm uma redução de 30% no volume de desperdício de estoque. Em dois meses, dependendo do departamento, essa redução pode variar de 50% a 90%.
E o site oferece pacote completo para vendedores e consumidores. Depois de finalizada, a compra pode ser paga por meio de cartão de crédito e a entrega é feita com parceiros de logística.
Responsabilidade e transparência
Vale destacar que todos os produtos disponíveis no Ndays são armazenados em um galpão com certificação da Anvisa. Enquanto o site está preparado para tirar os itens do ar quando eles atingirem o prazo de validade. Depois disso, segundo Gustavo, tudo é devidamente descartado.
Para os próximos anos, como qualquer empresa, a Ndays quer crescer mais e conquistar uma base maior de clientes. A criação de uma loja física também está nos planos, pois será a solução definitiva para um dos grandes violões do e-commerce: o frete.