Tags

Notícias

Metade dos internautas brasileiros já teve um celular roubado

Créditos: Designed by Freepik
25 julho, 2018
Da Redação, com assessoria

Atualmente, 49% dos internautas brasileiros já teve um smartphone roubado ou furtado pelo menos uma vez na vida. Quem afirma é a segunda edição da pesquisa anual sobre roubo de celulares realizada pelo Mobile Time em parceria com Opinion Box. Nos últimos 12 meses, a proporção dos crimes subiu 10 pontos percentuais.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na pesquisa anterior, 38% dos brasileiros haviam sido roubados ou furtados em menos de um ano. Agora, o percentual subiu para 45%. A maioria (62%) foi vítima apenas uma vez na vida. Também na nova pesquisa, 4% de azarados ou descuidados perderam o aparelho quatro vezes ou mais. Em média cada pessoa teve 1,55 celular roubado ou furtado.

O Panorama Mobile Time/Opinion Box ainda constatou que o roubo de celular é mais comum que o furto: 63% das vítimas informam que foram roubadas, enquanto 37% foram furtadas.

“Crise na segurança pública, alto índice de desemprego, smartphones a preços proibitivos e a facilidade de compra e venda de aparelhos usados em mercados clandestinos estão entre os fatores que contribuem para esse panorama”, comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa.

Outros descobertas

– 70% dos usuários que tiveram celulares roubados ou furtados aproveitaram a ocasião para adquirir um aparelho melhor;
–Pouco menos da metade (48%) registrou boletim de ocorrência (B.O.) na última vez em que foram roubados ou furtados;
–39% dos brasileiros já compraram um celular de segunda mão. O percentual é maior (44%) entre os que já tiveram um aparelho roubado ou furtado;
– Não há diferença entre classes sociais: tanto nas classes A e B quanto nas classes C,D e E a proporção de vítimas é de 49%;
–É comum o brasileiro tomar providências de segurança somente depois de sofrer com algum problema do gênero: apenas 7% possui seguro para os aparelhos.

Leia mais
Seguro para celular vale a pena? Especialistas e usuários opinam sobre o assunto
Rastreador de celular: veja como encontrar seu aparelho Android ou iPhone
Saiba como bloquear o WhatsApp em caso de furto ou roubo do celular

Deixando de lado os problemas de segurança, aproveite e confira os eletrônicos testados pelo 33Giga:

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.