Tags

Notícias

Pesquisa mostra o consumo de aplicativos e o que mais aparece na primeira tela do smartphone do brasileiro

Créditos: VisualHunt.com
21 dezembro, 2016
Da Redação, com assessoria

O comportamento que os brasileiros têm diante das telas dos seus smartphones revela muito sobre seus hábitos de consumo e suas preferências. É por isso que o Opinion Box, empresa que oferece soluções digitais para pesquisas de mercado, e o portal Mobile Time firmaram uma parceria e, a cada seis meses, tornam públicos os resultados do “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”. Para a nova edição da pesquisa, foram entrevistados, ao longo do mês de novembro, 1.963 brasileiros que acessam a Internet e que possuem smartphone.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

De acordo com o levantamento, a proporção de internautas brasileiros com smartphone que declaram assinar algum serviço de entretenimento com pagamento de mensalidade e cuja utilização acontece principalmente em app no celular mais que dobrou entre abril e novembro deste ano, passando de 18,8% para 40,1%. Segundo a pesquisa, o hábito é mais comum entre usuários de iPhone (54%) do que entre aqueles com aparelhos Android (39%).

Outro item identificado na pesquisa foi o aparecimento do Uber, pela primeira vez, no ranking dos 20 apps mais encontrados na primeira tela do smartphone dos internautas brasileiros. O aplicativo de chamada de corridas de automóveis entrou no ranking ocupando o sétimo lugar: seu ícone está na tela principal de 9,3% dos smartphones de internautas brasileiros.

Fazendo um recorte por faixa etária e por classe social, percebe-se que o Uber é comumente encontrado na primeira tela dos smartphones de pessoas mais velhas e das classes A e B. Ele aparece na home screen de 16% dos smartphones de pessoas com mais de 50 anos – e em 8% dos aparelhos de pessoas entre 16 e 29 anos. Nas classes A e B, o Uber está presente na primeira tela de 11% dos aparelhos, enquanto nas classes D e E, em apenas 5%.

Aquisição de apps

O desaquecimento das lojas de aplicativos, fenômeno que preocupa desenvolvedores em mercados como o norte-americano e o europeu, ainda não chegou ao Brasil. Por aqui, 80,7% dos internautas brasileiros com smartphone declaram ter baixado pelo menos um app novo nos últimos 30 dias, sendo que 32% o fizeram nas últimas 24 horas. Apenas 16,7% baixaram pela última vez entre um e seis meses atrás, de acordo com o levantamento. WhatsApp, Facebook e Instagram ocupam as três primeiras posições do ranking. Merece destaque a presença do Banco do Brasil como o app nacional melhor colocado, na quinta posição.

Continua baixa a proporção de brasileiros que já pagaram pelo download de um app: apenas 15%. Por outro lado, quase a metade (47,8%) já fez compras de bens virtuais dentro de apps. Esse percentual vem crescendo gradativamente. Na primeira edição da pesquisa, realizada em abril de 2015, eram 39,5%.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.