Com os governos estaduais estudando uma espécie de passaporte da vacina da covid-19 para permitir a entrada em estabelecimentos, uma dúvida comum é onde conseguir esse tipo de documento. A boa notícia é que ele está facilmente em sua mão: na verdade, em seu smartphone.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Como ainda não há uma regra pré-definida sobre o chamado passaporte da vacina, não se sabe como cada estado controlará isso separadamente. Entretanto, o app Conecte SUS, do Governo Federal, já é aceito oficialmente como fonte de informação confiável a respeito de seu história vacinal – e, de quebra, ele ainda te livra de andar com a carteirinha em papel para cima e para baixo.
Leia mais:
Catflix: plataforma de streaming para gatos distrai bichanos em frente à TV
10 filmes e séries de zumbis para assistir no streaming
Para utilizar o aplicativo, é necessário ter uma conta no portal Gov.br (que oferece vários serviços públicos por meio digital). Caso você ainda não possua, depois de baixar o aplicativo – disponível tanto para Android como para iPhone –, é possível fazer o cadastro.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas
Uma vez com o app instalado no smartphone, basta acessá-lo e entrar no item Vacinas, que fica na home do Conecte SUS. O aplicativo do passaporte da vacina ainda tem vários problemas – não guarda suas credenciais, está eventualmente desatualizado. Entretanto, vale manter no celular, para casos de emergência.
Além disso, ele oferece outros serviços gerais sobre saúde. Mostra consultas e informações ligadas ao SUS e seu uso pelo cidadão.